Nacional

“Um Mundo de todas as cores” em Aveiro numa sala cheia de alunos

09 de dezembro, 2016

Sessão carregada de informação e emoção. A inclusão sentida por dezenas de alunos... às vezes com uma lágrima no canto do olho!

Integrada na acção nacional pela inclusão que a FENPROF vem desenvolvendo com a CNOD e o Instituto Nacional da Reabilitação, realizou-se em Aveiro, no dia 7 de Dezembro, "Um mundo de todas as cores", decorreu na EB2,3 de Eixo (Aveiro), Agrupamento de Escolas de Eixo, com a participação de professores e três turmas de alunos do 9.º ano.

Mais sobre a iniciativa em https://www.facebook.com/sprcentro/posts/1795631070705413 ou http://www.sprc.pt

Lurdes Santos referiu no final que foi uma das sessões mais marcantes como professora, mas também como dirigente sindical. A dirigente do SPRC que foi a responsável, com António Morais, coordenador da direcção distrital de Aveiro, pela organização e pela realização desta iniciativa, referiu: "pensamos ter atingido e ultrapassado os limites dos objectivos que para ela tínhamos traçado. Os alunos estiveram envolvidos, participaram, discutiram o tema da inclusão sem preconceitos e com abordagens, neste âmbito, muito importantes: bullying, racismo, xenofobia, deficiência... tudo veio para a discussão”.

PORQUÊ ESTA INICIATIVA?

A FENPROF, a Confederação Nacional dos Organismos de Pessoas com Deficiência (CNOD) e o Instituto Nacional de Reabilitação, IP (INR) associam-se na promoção de um vasto calendário de iniciativas de promoção da Escola Inclusiva e da transformação das mentalidades em defesa dos direitos das pessoas diferentes.

Embora o país tenha feito um bom caminho de integração e inclusão das crianças e jovens com necessidades educativas especiais, de entre as quais a deficiência nas suas diversas formas, e a legislação portuguesa, principalmente desde Abril de 1974, tenha eliminado qualquer tipo de discrimuinação, há, ainda, na própria organização do sistema educativo, nos programas de ensino, nas insuficiências de pessoal docente e não docente e na preparação das crianças e jovens para a sua integração na sociedade, e na própria sociedade, diversas barreiras que urge derrubar. É essa tarefa que FENPROF, CNOD e INR têm tomado em braços anualmente propondo um vasto conjunto de iniciativas dirigidas aos profissionais, mas não só. O público alvo é também, os próprios alunos (com ou sem deficiência), as suas famílias e todos os elementos da sociedade. A partir deste trabalho tem sido possível construir propostas que têm sido levadas a outros organismos, ao Governo e à Assembleia da República, bem como estudos sobre a situação, as falhas e a forma de as colmatar.

UMA DINÂMICA NACIONAL

O SPRC, integrado nesta dinâmica, decidiu que o tema deste encontro com jovens seria mais abrangente. Aposta ganha!

Este ano lectivo – 2016/17 – não foge à dinâmica já criada entre estas três entidades e, em todas regiões organizam-se debates, visitas, estudos in loco, palestras, encontros e seminários diversos. Na região centro a cidade de Aveiro foi a escolhida e, com o envolvimento do Sindicato dos Professores da Região Centro, membro da FENPROF, foi possível pensar uma iniciativa que é, ao mesmo tempo, um intercâmbio com a Escola, envolvendo alunos e docentes.

Trata-se de "Um mundo de todas as cores". O SPRC valoriza muito esta iniciativa, o envolvimento da escola e a disponibilidade encontrada pelos docentes das turmas participantes para que os seus alunos sejam, neste dia, os actores da mudança necessária.

No dia 10 de Dezembro assinala-se a assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948. Neste dia a FENPROF divulgará a realização de um estudo em parceria com o Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos (ODDH) que tem como objectivo analisar a existência de professores com deficiência nas escolas portuguesas e as representações e práticas da comunidade escolar.

No dia 13 de Dezembro irá realizar-se o Simpósio “Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal”, às 14.30h, no Edificio Novo da Assembleia da República. A Convenção é um documento das Nações Unidas, assinada a 13 de Dezembro de 2006 e ratificada por Portugal. Neste Simpósio, com a participação de representantes dos grupos parlamentares e com a moderação da atleta paralímpica Simone Fragoso, pretende-se alertar para os Direitos Humanos, mais concretamente os Direitos das Pessoas com Deficiência, nomeadamente alunos e docentes com deficiência.