Nacional
EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, nesta terça-feira

FENPROF apresenta o seu 12.º Congresso, que se realizará no Porto, no final do mês

15 de abril, 2016

O 12º Congresso Nacional dos Professores, promovido pela FENPROF, vai ter lugar no Seminário de Vilar, no Porto, nos dias 29 e 30 de abril. Para apresentação dos temas em destaque e da estratégia sindical a propor ao Congresso, bem como uma abordagem à atualidade política da Educação, a FENPROF convida toda a Comunicação Social para uma conferência de imprensa em que estarão presentes o secretário-geral e os presidentes/coordenadores dos sindicatos membros.

O 12º Congresso da FENPROF vai reunir cerca de 600 delegados – 80% dos quais eleitos em escolas de todo o país – e diversas representações sindicais estrangeiras, maioritariamente europeias, mas também dos outros continentes. De assinalar, também, a presença do secretário-geral da Internacional de Educação (Fred Van Leeuwen), organização que representa mais de 32 milhões de trabalhadores da educação e de cujo executivo mundial a FENPROF faz parte.

Antes e depois do congresso, destaque para duas iniciativas internacionais: uma conferência, em que os mais de 70 convidados estrangeiros falarão da situação que se vive nos respetivos países (dia 28), e uma assembleia da CPLP-Sindical de Educação (dia 2 de maio, no Sindicato dos Professores do Norte).

O Secretariado Nacional da FENPROF
18/04/2016 

Nota anterior:

 O 12.º Congresso Nacional dos Professores está em marcha. Realizar-se-á no Auditório do Seminário de Vilar, no Porto, em 29 e 30 de abril, e contará com cerca de seiscentos (600) delegados, 80% dos quais eleitos nas escolas de todo o país. Com esse objetivo, estão a realizar-se reuniões em todo o país, da educação pré-escolar ao ensino superior, em que são debatidos os grandes temas da Educação a levar ao Congresso e eleitos os delegados.

Neste Congresso teremos uma grande presença de delegações estrangeiras, grande parte europeias, mas também de África, América Latina e do Norte, Ásia e Oceânia, o que é revelador do prestígio da FENPROF também no plano internacional. Estará presente o Secretário-Geral da Internacional de Educação (IE), organização que representa mais de 32 milhões de trabalhadores de educação, contando com 396 organizações filiadas de 171 países (entre as quais a FENPROF, que, atualmente, participa na sua direção mundial). Na sessão de abertura do Congresso, intervirão o Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira, e o Secretário-Geral da IE, Fred van Leeuwen. Esta sessão iniciar-se-á com a leitura de uma saudação do Presidente da República Portuguesa aos professores. Serão ainda feitas saudações pela Coordenadora do Sindicato dos Professores do Norte e pela Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, que também assume o pelouro da Educação na edilidade. No encerramento estará presente o Secretário-Geral da CGTP-IN, que intervirá.

No dia 28, também no Seminário de Vilar, terá lugar uma Conferência Internacional, em que os mais de setenta convidados estrangeiros irão falar da situação que se vive nos respetivos países. Esta presença de tantos convidados no Porto, permitirá ainda que se realize uma Conferência da CPLP – Sindical de Educação e uma sessão com os representantes das confederações sindicais de educação do Brasil, sobre a complexa situação vivida naquele país, onde a direita tenta derrubar, de forma ilegítima, o governo democraticamente eleito. Sem abdicar da luta pelos seus direitos, os sindicatos brasileiros têm também sabido travar a luta contra o golpe da direita.

Para apresentar o 12.º Congresso Nacional dos Professores, o programa completo de trabalho, os temas em destaque, as linhas fundamentais da estratégia sindical a propor ao Congresso, bem como as condições de trabalho e tipo de apoio que terão os/as senhores/as jornalistas neste Congresso, a FENPROF promove uma

 

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Terça, 19 de abril – 11 horas

Seminário de Vilar, Porto

Nesta Conferência de Imprensa, em que estarão presentes o Secretário-Geral da FENPROF e os Presidentes dos seus Sindicatos, será feita uma abordagem ao atual momento da Educação, marcado por uma ainda curta expressão negocial, que, no que respeita ao ensino superior e ciência, não teve sequer início. Presentes estarão também os dirigentes que assumem responsabilidades de coordenação nas áreas da Informação e Comunicação.

 

Contamos com a presença dos/das senhores/as jornalistas.