Nacional

Campanha nacional contra a precariedade pelo trabalho com direitos

01 de março, 2016

Numa altura em que cerca de um milhão de trabalhadores se encontram numa situação de precariedade, em que se generalizam as práticas que convertem o trabalho precário num flagelo do mundo laboral; em que a precariedade, afetando todos, incide de forma particular sobre os jovens, com uma larga maioria que só conhecem a instabilidade no trabalho, é preciso que este grande coletivo responda mais uma vez a um problema que afeta os trabalhadores, os jovens e a generalidade das famílias em Portugal.
A precariedade é uma praga que importa combater com todas as nossas forças. Por isso, vamos lançar uma Campanha Nacional Contra a Precariedade pelo Trabalho com Direitos.
Quando nos anos 80 iniciámos uma campanha para acabar com o trabalho infantil, muitos afirmaram que, sendo uma causa justa, seria impossível por se tratar de uma questão cultural.
Na batalha que agora vamos travar, enfrentaremos os que enriquecem com o trabalho precário, os que com ele fazem negócio e os que o consideram natural, inevitável e normal.
Tal como nessa altura, como em todas as batalhas, a mobilização dos trabalhadores, de todos os trabalhadores, será fundamental para uma ação persistente e tenaz, que não vai parar até que o objetivo de erradicar a precariedade esteja alcançado. / Arménio Carlos, XIII Congresso da CGTP-IN, Almada, 26 e 27 fevereiro 2016