Carreira Docente

Coimbra: conselhos executivos unidos contra avaliação de docentes

24 de março, 2008

Os presidentes dos conselhos executivos de todos os agrupamentos escolares de Coimbra estiveram reunidos e decidiram propor à ministra da Educação a suspensão do processo de avaliação dos professores. A decisão não é inédita mas trata-se da primeira vez que é seguida por todas as escolas de uma mesma localidade.

Rosário Gama, presidente do conselho executivo da escola secundária Infanta Dona Maria, considera que, neste momento, não existe sequer um suporte legal que permita uma avaliação simplificada dos professores contratados.

«Os professores que vão ser avaliados já entraram há algum tempo [para o ensino] e não é agora, a dois meses do fim das aulas, que vão redefinir os seus objectivos e serem avaliados», defende Rosário Gama.

A responsável explica ainda que para os «professores avaliadores assistirem às aulas» dos docentes que vão avaliar «teriam de faltar às suas», sendo por isso «um processo errado logo à partida».

Os presidentes dos conselhos executivos de todos os agrupamentos escolares de Coimbra defendem, por isso, a suspensão do processo até ao final do ano lectivo e o relançamento das negociações entre o Governo e os sindicatos para que as duas partes consigam chegar a um entendimento./ TSF, 21/03/2008