Gestão Democrática das Escolas
SECRETÁRIO-GERAL DA FENPROF ESTARÁ PRESENTE PARA APOIAR E DAR MAIS FORÇA AO PROTESTO

Docentes de C. Branco debatem formas de luta contra os mega agrupamentos

09 de abril, 2013

A ex-diretora regional de Educação do centro fez saber aos municípios de Castelo Branco, Covilhã e Marinha Grande, assim como às escolas e agrupamentos envolvidos, que tinham sido constituídos novos mega-agrupamentos (agregações, em linguagem oficial). Estes mega-agrupamentos integram-se no conjunto de 18 criados por despacho de 1 de abril de 2013 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar.

Estes mega-agrupamentos foram criados contra a vontade da generalidade das entidades envolvidas – órgãos autárquicos e das escolas / agrupamentos – que, apesar de se terem manifestado contra a proposta do MEC, viram a sua posição completamente cilindrada pelos decisores políticos.

Mas os professores não desistem de levar por diante a sua contestação, pois consideram os mega-agrupamentos verdadeiras aberrações pedagógicas que, no plano educativo, são irracionais e no organizacional um completo desastre, razões mais do que suficientes para se manifestarem contra a sua constituição.

Por essa razão serão realizadas, para já, reuniões sindicais nas escolas e agrupamentos de Castelo Branco com o objetivo de definir um processo de luta a desenvolver pelos professores podendo passar pelo recurso aos tribunais e pela realização de greve em data próxima.

Para além daquelas decisões, as reuniões irão ainda integrar-se na Ação de Mobilização Geral dos Professores, que, ao longo da semana decorrerá em todo o país sob o lema “Tolerância zero para com o governo e as suas políticas”.

O Secretário-geral da FENPROF e a Coordenadora do SPRC/FENPROF para o distrito de Castelo Branco participarão em duas das reuniões previstas para esta quarta-feira, dia 10: Sede do Agrupamento Cidade de Castelo Branco (10 horas) e Escola Secundária com 3.º Ciclo Nuno Álvares (14.30 horas).

Antes de se iniciar a primeira reunião, estes dirigentes da FENPROF estarão disponíveis para prestar declarações à comunicação social, convidando os/as senhores/as jornalistas a comparecer na EB 2.3 Cidade de Castelo Branco. Também no final das reuniões, se a comunicação social considerar importante, poderão ser prestados esclarecimentos e novas informações.

O Secretariado Nacional da FENPROF
9/04/2013