Gestão Democrática das Escolas

Mais de 25.000 assinaturas, só de professores, contra gestão escolar proposta pelo Governo, são entregues nesta quinta-feira, no ME

30 de janeiro, 2008

São já mais de 25.000 as assinaturas que, em pouco mais de 15 dias, a FENPROF reuniu contra o projecto do Governo que visa alterar o regime de direcção e gestão escolar.

A FENPROF entregará essas assinaturas no ME, nesta quinta-feira, dia 31, na reunião que se realizará a partir das 14.30 horas.

Nesta reunião, a FENPROF entregará o seu Parecer sobre o projecto do Governo. Esta posição definitiva foi elaborada na sequência de um conjunto de reuniões sindicais, encontros, contactos institucionais que permitiram uma profunda reflexão nos órgãos da federação..

Para a FENPROF, não terminará aqui a acção em torno da gestão. Pelo contrário, caso o Governo assuma a atitude intransigente revelada em processos anteriores, e se limite a alterar aspectos secundários do projecto, outras iniciativas e acções de luta serão promovidas, algumas das quais em convergência com organizações representativas dos diversos membros da comunidade educativa.

Sendo esta uma das mais importantes e estruturantes dimensões do sistema educativo, e correspondendo o projecto do Governo ao mais violento ataque desferido à organização democrática da Escola Pública, a FENPROF não deixará de considerar prioritária esta área da sua acção e apelará às escolas que, como até aqui, continuem a aprovar posições críticas e de desacordo em relação ao projecto do Governo.

O Secretariado Nacional da FENPROF
30/01/2007