Educação Especial

Iniciativa em Sta. Maria da Feira junta muitos elementos da comunidade educativa para debater a Escola Inclusiva

30 de outubro, 2013

No passado dia 28 de outubro (segunda-feira) realizou-se mais uma iniciativa do Projeto “ A importância da Escola na Inclusão Social de crianças e jovens com deficiência”. A iniciativa, em parceria com a CNOD, iniciou-se às 17h, com a inauguração da exposição seguida de debate na Escola EB 2/3 Paços de Brandão, em Sta. Maria da Feira.

A Diretora do Agrupamento, Maria Lucília Costa, deu as boas vindas aos participantes, intervindo de seguida o Presidente da CNOD, José Reis e o Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira.

No debate, moderado pela docente de Educação Especial, Ondina Maia, intervieram Ana Simões, Educadora de Infância especializada em Intervenção Precoce, que salientou a importância, para o desenvolvimento integral da criança, de uma intervenção o mais atempadamente possível, centrada na família desde o momento em que é detetada uma criança em risco biológico ou ambiental, ou seja, antes ou após o nascimento da criança. Vítor Gomes, Professor do 1ºCEB, foi o 2º orador no debate, tendo destacado o risco em que se encontra a Escola Inclusiva significando um retrocesso de muitos anos na questão da inclusão de alunos com NEE.

A assistência foi muito interveniente. Cerca de 70 participantes, entre docentes, pais e técnicos falaram das suas experiências de vida, das suas angústias e receios perante as políticas educativas em curso que põem em causa o direito das crianças e jovens com NEE de frequentarem a Escola Pública em igualdade de oportunidades com os seus colegas.

Deste encontro saiu a certeza que a responsabilidade de exigir condições dignas para todos os alunos que frequentam a Escola Pública é de todos os cidadãos.

É, também, com o dever de cidadania que a FENPROF e a CNOD continuarão a desenvolver este projeto. As próximas iniciativas serão no Funchal, no dia 11 de novembro, em Lisboa, no dia 19 de novembro e em Ponta Delgada, no dia 2 de dezembro.