Todas as notícias
Finalmente as negociações (com três anos de atraso)

Professores do Ensino de Português no Estrangeiro

19 de março, 2009

 FINALMENTE AS NEGOCIAÇÕES
(COM TRÊS ANOS DE ATRASO!)
 

Nos termos e ao abrigo das disposições conjugadas dos artigos 6.º e 8º da Lei nº 23/98, de 26 de Maio, o Secretário de Estado das Comunidades convocou a FENPROF/SPE para uma reunião a realizar no próximo dia 24 de Março de 2009, pelas 17h, nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, sendo a ordem de trabalhos referente à negociação do regime do ensino do português no estrangeiro e, bem assim, às competências atribuídas ao Instituto Camões I.P. nessa matéria.

Para apreciação e negociação foram remetidos os seguintes projectos de diplomas para apreciação:

  • Proj. DL 39/2009 - Projecto de Decreto-Lei que altera o Decreto-Lei n.º 165/2006 - Regime do Ensino de Português no Estrangeiro;
  • Proj. DL 41/2009 - Projecto de Decreto-Lei que integra o Ensino do Português no Estrangeiro como sendo uma das atribuições a prosseguir através do Instituto Camões I.P.

Esta reunião resulta de contactos estabelecidos entre o SPE/FENPROF e o governo no sentido de se avaliarem e reverem as condições de exercício da profissão e de estatuto profissional daqueles docentes que não vêem, por exemplo, actualizados os seus vencimentos desde há mais de 3 anos.

O SPE/FENPROF defende uma actualização salarial que tenha em conta as revisões de 2006, 2007 e 2008, acrescidas de 2,9%, correspondentes ao ano de 2009.

Todos os docentes que queiram contribuir com a sua opinião e propostas podem e devem remetê-las para fenprof@fenprof.pt ou carlospato54@hotmail.com.

O Secretariado Nacional da FENPROF