CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
07 jul 2017 / 10:31

FENPROF recebe FNAEBS

O Secretário-Geral, Mário Nogueira, e João Louceiro, membro do Secretariado Nacional da FENPROF receberam, esta quinta-feira, a direção da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário (FNAEBS), criada no I Encontro Nacional de Direções Associativas do Ensino Básico e Secundário que decorreu no passado mês de maio, em Vila Nova de Gaia.

Trata-se de «uma ampla plataforma de representação de associações de estudantes de todo o país, nascida de uma vontade conjunta de fazer a voz dos estudantes e dos seus legítimos representantes ser ouvida», descreve Rui Teixeira, presidente da FNAEBS.

«A FENPROF congratula-se com o aparecimento de uma estrutura organizada e representativa das Associações de Estudantes, tendo em conta que, no passado, sentimos algumas dificuldades no estabelecimento de um diálogo com os estudantes em momentos cruciais para a defesa de causas comuns, como a Defesa da Escola Pública», saúda João Louceiro.

«Os estudantes manifestaram as suas preocupações relativamente à situação de estagnação do atual sistema de ensino, aos condicionamentos no acesso ao ensino superior e as implicações que este tem no sistema de ensino, patente no facto de toda a atividade escolar, em todos os níveis de ensino, se centrar no momento da avaliação, que, para os estudantes, deverá ser um meio e não um fim», conta o representante do Secretariado Nacional da FENPROF. Além disso, a FNAEBS sublinhou também «a necessidade da redução do número de alunos por turma e a importância da existência de uma disciplina de Formação Cívica, com um programa e horários próprios».

Os representantes da FENPROF transmitiram, por seu turno, as preocupações dos professores levantadas por questões como «o modelo de gestão das escolas, o processo de descentralização, o envelhecimento do corpo docente e a necessidade de uma reestruturação completa e integrada de todo o sistema educativo», refere João Louceiro. «Esperamos poder aprofundar algumas destas questões num futuro próximo», conclui.

Esta reunião surge no âmbito de uma série de encontros que «a FNAEBS está a promover com instituições, organizações e entidades com as quais considera fundamental reunir, quer para troca de experiências e opiniões quer para discussão de ideias e projetos», explica a Direção. Neste contexto, a Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário reuniu, por exemplo, com o Conselho Nacional de Educação e com os Grupos Parlamentares da Assembleia da República.


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Frentes e Sectores
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo