1.º Ciclo Ensino Básico
Delegação da FENPROF entrega esta quinta-feira (14h00) abaixo-assinado no MEC (Av. 5 de outubro)

Milhares de professores manifestam a sua oposição ao agravamento do horário letivo no 1.º Ciclo do Ensino Básico

02 de outubro, 2013

Através das orientações divulgadas junto dos agrupamentos relativamente à organização dos horários do 1.º ciclo do ensino básico, as suas direções têm sido induzidas no erro de aumentar em 2,5 horas semanais a componente letiva dos professores do 1.º ciclo do ensino básico. Este agravamento decorre da não consideração da pausa de 30 minutos diários, normalmente a meio da manhã, como integrando o horário letivo de, levando a que esta componente se estenda em mais 2 horas e 30 minutos de atividade curricular semanal.

Trata-se de uma grave discriminação relativamente a outros níveis de ensino e mais um fator que aprofunda o desgaste profissional dos docentes, num momento em que, como tem sido reconhecido, não é possível exigir mais dos professores. Estas foram as principais razões que levaram a FENPROF a promover este abaixo-assinado que foi subscrito por milhares de docentes do 1.º ciclo do ensino básico.

Amanhã, depois de muita insistência, realiza-se uma reunião com o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, na qual se pretender encontrar solução para o problema. Caso isso não aconteça, a FENPROF dirigir-se-á a outras instâncias, que considere adequadas, apresentando problema e procurando solucioná-lo.

O Secretariado Nacional da FENPROf
2/10/2013