Todas as notícias
Seis horas depois…

MEC marca reunião com FENPROF para 26 de fevereiro

18 de fevereiro, 2013

O MEC de Nuno Crato demorou mais de seis horas a marcar a reunião com a FENPROF, considerada pela Federação como muito urgente tendo em conta a gravidade da situação e as indefinições em que vivem a escola pública e a profissão docente. 

Em breve declaração à comunicação social – desta vez à porta das instalações de “5 de Outubro” – Mário Nogueira anunciou que o Ministério tinha decidido, finalmente, marcar a reunião com a FENPROF para o próximo dia 26 de fevereiro (terça-feira), às 16h30.

Com todo o respeito pelos membros da equipa do MEC, o Secretário Geral da FENPROF sublinhou desde logo: “Esperamos que esta reunião não seja com os Secretários de Estado...” Mário Nogueira lembrou,  a propósito, que o Primeiro Ministro, Passos Coelho, já tinha transferido para o Ministro Nuno Crato essa responsabilidade…

Educação à deriva...

As hesitações e a passagem da resposta de uns departamentos para outros dentro do Ministério, face à solicitação desta reunião, foi mais uma prova da desorientação que se vive no MEC  de Nuno Crato e no conjunto do Governo: “A Educação anda à deriva”, alertou Mário Nogueira.

Recorde-se que, no arranque simbólico da Semana de Luta e Luto dos Professores, iniciada esta segunda-feira, dia 18, uma delegação sindical esteve desde as 11h00 no Palácio das Laranjeiras, aguardando pela marcação desta reunião, pedida há mais de um mês. Só seis horas depois, surgiu a confirmação. Trata-se, como realçou o Secretário Geral da FENPROF, de mais "uma demonstração de falta de respeito pelos professores portugueses".

“Finalmente, vão ter que nos dizer, olhos nos olhos, que futuro querem para a Educação. Basta de compromissos vagos”, concluiu o dirigente sindical. / JPO

Mário Nogueira: declarações em frente ao MEC, na "5 de outubro", 18h00, 18/02/2013 (vídeo)

Conferência de imprensa nas Laranjeiras, 11h00, 18/02/2013: declarações de Mário Nogueira (vídeo)

Conferência de imprensa nas Laranjeiras, 11h00, 18/02/2013: declarações de António Avelãs (vídeo)

Imagens da conferência de imprensa (Palácio das Laranjeiras, 11h00, 18/02/2013)