Todas as notícias
Saudação do CPPC

Solidariedade da FENPROF com o Povo oprimido do Sahara Ocidental

15 de abril, 2010

Foi lançado nesta quinta-feira, dia 15, em Coimbra, o DVD "A Água Dorme de Noite" (GEFAC), de apoio à campanha da FENPROF, de solidariedade com o povo oprimido do Sahara Ocidental, e que estará à venda no 10º Congresso da Federação, nos dias 23 e 24 de Abril, em Montemor-o-Novo.

Participaram nesta iniciativa, realizada no Teatro Académico Gil Vicente, o Secretário Geral da FENPROF, Mário Nogueira; elementos do GEFAC; Adda Brahim, representante da Frente Polisário e Isabel Lourenço, do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC).

SAUDAÇÃO do CPPC

O Conselho Português para a Paz e Cooperação saúda a FENPROF e congratula-se com a campanha, que hoje inicia, de solidariedade com o Povo Saharauí e com o inalienável direito a decidir livremente o seu futuro.

Entendemos que este gesto está em consonância com a intransigente defesa dos direitos dos Professores e da Educação que a FENPROF tem exercido para Portugal. Defender os direitos da RASD é defender um mundo em que o primado da Direito e da Justiça se imponha face à lei do mais forte, é defender um mundo mais justo e seguro para todos os povos. Esta tem sido a actuação da FENPROF no âmbito da sua intervenção.

Se é verdade que a independência e liberdade e direito a viver na sua própria terra será fundamentalmente o resultado da vontade e luta do povo da RASD, não é menos verdade que a solidariedade internacional, humanitária e política, é um valioso aliado para alcançar esse fim.

Ora, os professores, pela área em que actuam, têm uma forte influência na opinião pública, presente e futura. Pela sua vocação e a essência da profissão que exercem são sensíveis ao entendimento entre pessoas e povos. São veículos preciosos de conceitos de respeito, entendimento e solidariedade.

De parabéns estão os saharauis, e todos os democratas, pelo empenhamento da FENPROF.

O CPPC está honrado pela oportunidade de se associar ao lançamento da campanha que ora se inicia e declara a sua inteira disponibilidade para colaborar na mesma, e quer reiterar, por vosso intermédio, a sua inteira solidariedade com o povo saharaui na defesa do direito a escolher o seu futuro, através de um referendo justo e livre.

Lisboa, 14 de Abril de 2010
O Presidente da Direcção, Rui Namorado Rosa