Negociação Educação Pré-Escolar 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário Privado: EPC / EP / EAE / IPSS / Misericórdias 1.º Ciclo Ensino Básico Educação Especial Ensino Artístico Nacional
PROFESSORES, MOTORES DA LUTA E DAS SUAS CONQUISTAS!

Saudação aos professores pelos resultados positivos que a sua luta tornou possíveis!

29 de junho, 2013

Os professores portugueses desenvolveram um dos seus mais fortes processos de luta e fizeram-no de forma irrepreensível. A grande determinação que esteve presente ao longo de 18 dias, nos quais realizaram greve às avaliações (inviabilizando mais de 95% das reuniões previstas), participaram numa enorme Manifestação Nacional e realizaram uma das maiores e mais significativas greves nacionais, foi essencial para a obtenção dos compromissos que o MEC foi obrigado a assumir na ata de conclusão das negociações. 

Estes compromissos obrigarão à sua integração em lei e terão, necessariamente, de ser considerados emnovos diplomas legais, seja lei ou mesmo despacho que altere diversos aspetos do despacho 7/2013, sobre organização do ano letivo.

Ao longo desta luta esteve em causa a defesa do emprego e das condições de trabalho dos docentes, mas, da mesma forma, a defesa da Escola Pública e de um ensino de qualidade. Estes foram os objetivos que, desde o primeiro momento, os professores colocaram na primeira linha das suas reivindicações.

A FENPROF saúda todos os docentes que se envolveram na luta e reafirma que o seu contributo foi muito importante para que a reabertura do processo negocial permitisse alcançar os resultados obtidos.

Da mesma forma, a FENPROF saúda todas as organizações sindicais de professores, cuja unidade e convergência na ação foi, também, fundamental ao longo deste processo. A FENPROF reitera a sua disponibilidade para, em defesa da Escola Pública e da Profissão de Professor, continuar a convergir e a agir com quantos se revejam nesse objetivo.

Lisboa, 26 de junho de 2013
O Secretariado Nacional da FENPROF