Formação de Professores

Seminário "Percursos e desafios da formação de professores"

04 de abril, 2005

Conforme decisão do Secretariado Nacional e com realização conjunta da FENPROF e do IIL, realizou-se nos passados dias 17 e 18 de Março o seminário "Percursos e desafios da formação de professores", no Instituto Franco-Português.

O seminário, destinado à análise e debate desta questão, considerada por nós, na FENPROF, decisiva no desenvolvimento da profissionalidade docente, juntou uma pleiade de especialistas, que abordaram o tema em quatro "módulos".

O decano da Universidade Autónoma de Madrid, António Rico, após a abertura feita pelo secretário geral da FENPROF, Paulo Sucena, descreveu o modelo espanhol de formação, salientando as implicações do processo de Bolonha.

Os painéis seguintes foram dedicados ao problematizar da formação inicial e contínua, sendo descrito e debatido o papel das ESE's e das Universidadades e, finalmente, questionadas as competências necessárias à nossa profissão. A questão fundamental - como transformar o formando em professor, "intelectual reflexivo", curioso e desperto para a profissão, capaz de provocar o desejo de aprender e o espírito cívico de partilha de saber/es e de cooperação e como manter essa "chama" ao longo de uma vida de trabalho, ocuparam estes dois dias de trabalho, debatendo "percursos" e lançando "desafios". Fica a certeza do empenhamento da FENPROF, também nesta área sensível da formaçâo de professores, continuando a "dar rosto ao futuro".

Ana Gaspar