Internacional
Educação Pública de Qualidade no Cenário Mundial

FENPROF participou em Fórum Internacional na Argentina

10 de dezembro, 2011

No dia 24 de Novembro, realizou- se na cidade de Buenos Aires o “Fórum Internacional sobre Educação Pública de Qualidade no Cenário Mundial”, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Educação da Província de Buenos Aires (SUTEBA), o maior sindicato da Confederação dos Trabalhadores de Educação da Argentina (CTERA). Este Fórum, integrado nas comemorações dos 25 anos do SUTEBA, abarcou três painéis com convidados internacionais que abordaram o tema, perante mais de 1000 docentes argentinos, que encheram o auditório, correspondendo às expectativas dos organizadores.

O Fórum foi organizado em torno de 3 painéis. Integraram o primeiro painel “Educação Pública de qualidade, Desafios e perspectivas para as organizações de trabalhadores da educação” Stella Maldonado, Secretaria Geral da CTERA, Hugo Yasky, Secretario Geral de Confederação dos Trabalhadores da Argentina (CTA) Nacional, Roberto Baradel, Secretario Geral do SUTEBA e da CTA Buenos Aires e Susan Hopgood, Presidente da Internacional da Educação.

O segundo painel, “A Educação Pública no Contexto de Crise Económica Mundial” foi constituído por representantes de organizações sindicais de Grécia, Espanha, Portugal e Austrália, que abordaram as problemáticas específicas que se apresentam no sector da educação pública no contexto da crise económica. Convidada a apresentar uma comunicação neste painel, a FENPROF fez-se representar por Manuela Mendonça, membro do Secretariado Nacional e do Departamento de Relações Internacionais da Federação.

No último painel: “Políticas neoliberais em educação, Situação na América Latina”, representantes de Colômbia, Guatemala, Peru, Costa Rica e Chile debateram as políticas educativas implementadas pelos governos da região.

Mais informação sobre as intervenções apresentadas neste Fórum no próximo número do Jornal da FENPROF. / M.M.