Internacional

FENPROF participa em acção solidária na República Árabe Sarauí Democrática

06 de abril, 2009

 

A República Árabe Sarauí Democrática (RASD) é um território ocupado, em grande parte, pelo Reino de Marrocos. Essa é uma razão que contribui, inexoravelmente, para que os cidadãos vivam em condições de grande pobreza, em acampamentos de refugiados, e sob condições de vida muito precárias.

Apesar de as posições da ONU irem no sentido de referendar a vontade do povo Sarauí à autodeterminação e de inúmeros estados reconhecerem o direito a essa autodeterminação, outros continuam a ignorar a realidade de quantos são privados de liberdade e vivem em condições que não dignificam a vida humana.

A FENPROF, integrando uma delegação portuguesa constituída por dirigentes sindicais e associativos, autarcas, membros do Conselho Português para a Paz e Cooperação, entre outros, participa numa acção solidária com o povo sarauí que levou à angariação de recursos financeiros com vista à reconstrução de uma escola com 18 salas de aulas, para 630 crianças e jovens que vivem em acampamentos de refugiados. Esta delegação levará material escolar para os alunos daquela escola ? cadernos, lápis, borrachas, entre muito outro ? e manterá contactos com governantes locais incluindo a própria Ministra da Educação, com o objectivo de serem estabelecidos protocolos de cooperação que poderão passar pela promoção de acções de apoio à formação de professores sarauís, acções solidárias de recolha e envio de material escolar e, também, divulgação das condições de vida de um povo que continua a lutar pelo legítimo direito a viver num país livre.

Nesta missão solidária, que decorre entre 6 e 12 de Abril, participam, em representação da FENPROF, Mário Nogueira (Secretário-Geral) e Abel Macedo (Membro do Secretariado Nacional).

O Secretariado Nacional da FENPROF