Internacional Nacional
Lisboa

Um espetáculo de grande qualidade nas comemorações do Dia Mundial dos Professores

05 de outubro, 2016

Numa organização FENPROF em parceria com a Fundação INATEL, decorreu na noite de 4 de outubro um extraordinário Espetáculo no Grande Auditório do ISCTE,  que uniu o clássico e o contemporâneo, a dança, o teatro e a música. 

Paulo Vaz de Carvalho e André Madeira na guitarra clássica trouxeram-nos a cristalinidade vibrante da maestria de dois exímios representantes desta disciplina, o trio "Música com Paredes de Vidro" de Manuel Rocha (violino), Fausto Neves (piano) e Carlos Canhoto (sax) encheu a sala e levou ao extase a sala repleta do ISCTE.

As vozes incontornáveis de sete mulheres de Coimbra "As Segue-me à Capela", de vocalizações envolventes e de raiz popular, do erudito ao pagão, buscando sonoridades do norte e do sul, do oriente e da África maubere, fazem destas sete vozes acompanhadas na percursão pelo cativante Quiné, deixaram uma marca de grande qualidade nesta grande Gala do Dia Mundial dos Professores.

A Academia de Dança Annarella Sanchez apresentou um exímio reportório eximiamente da dança clássica à contemporânea, surpreendendo e deixando no ar a indignação de haver pouca divulgação de grandes representantes portugueses da dança de todo o mundo.

O grupo de PortalegreTeatro do Convento uniu as partes preenchendo o vazio entre atuações e emprestou a crítica relativamente à política eucativa dos últimos governos.

No jazz, o piano de Vasco Pimentel e aquela voz limpa e clara de Filipa Franco trouxeram um testemunho vivo do bom trabalho que se faz na escola de jazz do Hot Club de Lisboa.

Vitorino fechou o cartaz com uma extraordinária atuação de Ricardo Dias, no piano, e de Manuel Rocha que trouxe o improviso a um convite de última hora. Todos se juntaram num belo espetáculo e numa sentida homenagem aos professores portugueses e de todo o mundo.