Nacional

Da monodocência pura e dura a turmas com 4 e mais professores...

28 de janeiro, 2016

 Em relação ao regime de docência no 1º CEB, temos:

- Turmas que se organizam em regime de monodocência puro e duro;

- Turmas onde existe coadjuvação, sendo que, neste caso, os docentes (coadjuvante e coadjuvado) trabalham juntos;

- Turmas em que sob a capa de “coadjuvação” o que temos é a substituição do professor titular da turma pelo que vem “coadjuvar”. Neste caso, o professor da turma é “aproveitado” para trabalhar em sala de estudo ou em atividades de apoio nesse tempo;

- Turmas em que o titular de turma exerce, pelo menos, Matemática, Português e Estudo do Meio (no caso da monodocência pura exerce ainda as demais disciplinas) e turmas em que, por permuta de disciplinas, o professor só exerce Matemática ou Português, além de ser responsável pelo Estudo do Meio na turma em que continua a ser titular.

Isto significa que há alunos que têm um só professor, como dantes, e outros que têm muitos professores: Português e Estudo do Meio, Matemática, Inglês, Expressões Artísticas e Físico Motoras e ainda, se frequentarem, mais dois nas AEC e, se necessitarem, o professor de apoio.

Equipas educativas

Para a FENPROF, o problema não está na solução, mas na desigualdade que resulta da multiplicidade de soluções, ditada, quase sempre, como se disse antes, por fatores alheios ao interesse pedagógico. E, neste contexto, os erros que forem cometidos nesta fase importantíssima da vida a académica das crianças, poderão ser irreparáveis.

A FENPROF defende a criação de equipas educativas, coordenadas pelo docente da turma e em que há atividades específicas desenvolvidas em regime de coadjuvação, isto é, sempre com o envolvimento do docente titular.