Nacional
Funeral esta terça-feira, em Lisboa

José Fonseca e Costa (1933-2015)

02 de novembro, 2015

O funeral do realizador José Fonseca e Costa realiza-se nesta terça-feira, às 15h00, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. Atualmente, o realizador, de 82 anos, estava a rodar a longa-metragem “Axilas”, a partir de um conto do escritor brasileiro Rubem Fonseca, com produção de Paulo Branco. 

José Fonseca e Costa, símbolo da geração do Novo Cinema nos anos 70, realizou filmes como "Kilas, o Mau da Fita" (1981), "Sem Sombra de Pecado" (1983, escrito com Mário de Carvalho e David Mourão-Ferreira), "Balada da Praia dos Cães" (1986, adaptação do romance de José Cardoso Pires) ou "Cinco Dias,Cinco Noites" (1996, adaptação da novela de Manuel Tiago).

"O Fascínio" (2003), "Viúva Rica Solteira Não Fica" (2006) e "Os Mistérios de Lisboa or What the Tourist Should See" (2009), adaptado do guia turístico escrito por Fernando Pessoa em 1925, são outros trabalhos assinados pelo prestigiado cineasta.

Fonseca e Costa foi dirigente do Centro Português de Cinema, da Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisuais e presidente do Conselho de Administração da Tobis Portuguesa, entre 1992 e 1996.

Em 1960 viu recusada uma bolsa de estudo solicitada ao Fundo do Cinema Nacional, para estudar cinema no Reino Unido. Pouco depois seria detido, por participação em ações contra a ditadura. 

Em declarações à comunicação social, o realizador António-Pedro Vasconcelos lembra que Fonseca e Costa foi "vítima de um sistema perverso de concursos e de júris que não o deixaram filmar durante anos. A história do cinema português é a história dos filmes que não se fizeram. Estou chocado pela morte de um amigo e de um cineasta com grande obra. Tenho pena que não tenho conseguido terminar este seu novo filme. Ao que sei está apenas um terço por fazer. É uma grande perda."