Nacional
esclarecer, debater, mobilizar

Sindicatos da FENPROF promovem reuniões nos concelhos que pretendem entrar no processo de “municipalização”

25 de novembro, 2014

Tudo tem sido feito no maior segredo, o que faz supor não se tratar de boa coisa. Por esse motivo, só a “conta-gotas” se vão conhecendo os concelhos cujas câmaras municipais estão a negociar com o MEC o processo de municipalização que inclui, entre outros aspetos, alguns de ordem pedagógica e outros que se relacionam diretamente com gestão dos professores.

Recentemente ficou a saber-se que também os municípios de Castelo Branco e Tondela estavam envolvidos neste processo e negociavam com o governo a transferência das novas competências que este lhe quer atribuir. Professores e conselhos gerais das escolas têm sido afastados de qualquer participação.

Como acontece nos casos em que já era público o envolvimento neste processo, os Sindicatos de Professores que integram a FENPROF, também nestes concelhos vão realizar-se reuniões com os professores para debate da situação, aprovação de posição e definição de ações que visem contrariar um processo que a FENPROF considera negativo.

Há que esclarecer que, para a FENPROF, a descentralização é sempre uma opção positiva, porém, este processo não passa de uma simples e nova desconcentração de competências e alijar de responsabilidades, desta vez incluindo mesmo matérias que deverão ser da competência das escolas ou do próprio MEC.

Assim, com o objetivo de esclarecer, debater e mobilizar os professores e educadores para se envolverem neste processo, realiza-se na quarta-feira, dia 26 de novembro, uma reunião / debate em Castelo Branco (Auditório do Instituto Português da Juventude), a partir das 16.30 horas, com a presença do Secretário Geral da FENPROF. Pelas 16 horas, os dirigentes da FENPROF que participarão na reunião/debate já estarão no local em que a reunião se realizará para, aí, prestarem declarações à comunicação social. Se pretenderem, os/as Senhores/as Jornalistas poderão assistir à reunião que se seguirá.

O Secretariado Nacionalda FENPROF
25/11/2014