Nacional
Reforçar dinâmicas de ação pelo direito ao ensino para todas as crianças

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

24 de março, 2014

As crianças na escola, não no trabalho é o lema da Internacional de Educação (IE) para as comemorações do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que se comemora a 12 de junho. A data foi instituída em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Esta data visa alertar de novo a opinião pública internacional  para a exploração do trabalho infantil, que continua, nomeadamente em países muito apreciados pelos "mercados" e pelos interesses do grande capitalismo.

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deve ser aproveitado para reforçar dinâmicas de ação pelo direito ao ensino para todas as crianças, protegendo-as  da exploração e de outras violações dos seus direitos humanos fundamentais,  combatendo e denunciando, com firmeza, todos os tipos de trabalho infantil.

A Unicef estima que mais de 215 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil, sendo muitas delas envolvidas em conflitos armados, como sucede, por exemplo, na República Centro Africana, onde ocorre, nas palavras da Unicef, "uma afronta à Humanidade". / JPO