Nacional
5 de Junho

FENPROF irá contribuir para o esclarecimento dos docentes e apelar à sua participação nas eleições

09 de maio, 2011

A FENPROF vai intervir positivamente na campanha eleitoral que se aproxima, com o objectivo de esclarecer os professores, educadores e investigadores e, com conhecimento dos compromissos, mas igualmente com memória, participem nas eleições de 5 de Junho, votando.

Nesse sentido, a FENPROF enviou a todos os partidos políticos com representação parlamentar um conjunto de perguntas para as quais pretende que estes, com base nos seus programas eleitorais, esclareçam qual a posição que têm e os compromissos que assumem em relação a aspectos como o financiamento da Educação, a relação entre o público e o privado, a gestão das escolas, a rede escolar e as soluções que defendem para a sua reorganização, as carreiras dos docentes e investigadores, incluindo a avaliação do seu desempenho, a estabilidade e condições de exercício profissional. Fazem também parte das perguntas, algumas específicas sobre a Educação Especial ou o Ensino Superior.

Jornal especial

Estas respostas integrarão um jornal especial, que a FENPROF editará, e no qual será ainda feito um balanço dos posicionamentos partidários ao longo da Legislatura que terminou e do sentido do seu voto relativamente a cada matéria concreta. Assim, sem outros comentários, serão enunciadas as iniciativas legislativas mais relevantes (projectos de lei e resoluções) e referida a forma como cada partido se posicionou em relação a cada uma delas.

A FENPROF prevê editar cerca de 100.000 exemplares deste jornal especial que será distribuído, em primeiro lugar, aos docentes sindicalizados nos seus Sindicatos de Professores e, depois, profusamente divulgado nas escolas.

Desta forma, a FENPROF contribuirá positivamente para a participação dos docentes e investigadores nas eleições de 5 de Junho, neste momento tão importante para Portugal em que, dada a situação em que o país se encontra, mais se justifica que todos se envolvam na tomada de decisões sobre o seu futuro. As eleições de dia 5 de Junho serão muito importantes por isso, sendo um dever de todos contribuir para que se combata a abstenção e apele à participação.

O Secretariado Nacional da FENPROF
9/05/2011