Nacional
PASSAGEM DA UNIVERSIDADE DO MINHO A FUNDAÇÃO

Universidade Pública: quanto vai ser privado?

02 de maio, 2011

O Conselho Geral da Universidade do Minho irá pronunciar-se sobre a eventual passagem da instituição ao regime fundacional. Nesse contexto, a Federação Nacional dos Professores promove um encontro com a Comunicação Social para dar conta da sua posição. Estarão presentes Mário Nogueira (secretário-geral da FENPROF), João Cunha Serra (presidente do Conselho Nacional da FENPROF), Pedro Oliveira e Manuela Mendonça (Sindicato dos Professores do Norte).

A passagem das universidades públicas ao regime fundacional implica uma “transformação institucional sobre a organização, a gestão, o financiamento e a autonomia da instituição”, conforme é explicitado no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

A FENPROF entende que o Ensino Superior público – como a própria designação indica – deve ser um bem público. A passagem ao regime fundacional abre portas a uma gestão de cariz privado, cujo desenvolvimento pode pôr em causa o serviço público e a liberdade académica.

ESSE É O RISCO QUE CORRE AGORA A UNIVERSIDADE DO MINHO, COMO TODAS AS QUE VENHAM A OPTAR POR ESTA SOLUÇÃO!

Face à situação, a FENPROF promove esta conferência de Imprensa, na qual dará conta das suas preocupações e propostas. Reiteramos o convite aos/às Senhores/as Jornalistas para comparecerem.