Nacional

O que sucedeu em São Bento é inqualificável!

19 de janeiro, 2011

Como sublinha uma nota  divulgada pela CGTP-IN, a detenção ilegítima dos dois dirigentes sindicais ocorreu "por responsabilidade exclusiva das forças policiais que, mandadas pelo Governo, e recorrendo a formas de actuação próprias dos regimes autoritários, tentaram intimidar e consequentemente impedir o exercício do direito ao protesto contra as suas medidas anti-sociais e a redução dos salários impostas aos trabalhadores portugueses e, particularmente, aos da Administração Pública".

O que sucedeu em São Bento, comprovado pelas imagens, é inqualificável. Nas últimas décadas, nunca se viu naquele local, onde frequentemente ocorrem concentrações e manifestações, uma atitude de violência policial como esta em que cidadãos são algemados como se fossem marginais, apanhados em delito.

Como sublinhou Mário Nogueira, “é inaceitável que um cidadão que se deslocava para casa fosse algemado como um bandido. Isso não pode acontecer e terá as consequências jurídicas naturais, não iremos ficar quietos nem calados”. O que se passou terça-feira “é muito preocupante no plano democrático”: “revela bem como a democracia em Portugal – nomeadamente nos últimos tempos com este governo e este Presidente da República - tem vindo a degradar-se".

Naturalmente, não se pode passar com uma esponja sobre os acontecimentos de 18 Janeiro a escassos metros da casa-mãe da Democracia. Exigem-se esclarecimentos e atitudes! / JPO