Nacional
30 de Junho

Em reunião importante na Presidência da República, FENPROF colocou alguns dos principais problemas da Educação

29 de junho, 2010
  • Encerramento de escolas e criação de mega-agrupamentos, bem como as suas implicações para os processos educativos e na gestão das escolas;
  • Precariedade dos professores e suas consequências para a instabilidade das escolas;
  • Horários de trabalho dos docentes e sua carga administrativa e burocrática, que constrange o trabalho dos docentes no que é essencial;
  • Educação Especial e afastamento dos apoios especializados a milhares de alunos com necessidades educativas especiais.

Estes foram os principais temas abordados na reunião realizada (30/06/2010) com o Senhor Presidente da República. Nesta reunião, houve ainda tempo para colocar o problema da avaliação nos concursos e as injustiças que a mesma provoca.

Também as expectativas relativamente ao próximo ano escolar e ao futuro de um sistema que vai tornar-se obrigatório até ao 12º ano (um enorme desafio num tempo de crise como o que o país atravessa, a que acrescem problemas graves como o insucesso e o abandono escolar que persistem) foram aspectos abordados na reunião.

Da parte do Senhor Presidente da República foi grande o interesse pelas questões apresentadas e a vontade de, em determinados aspectos, aprofundar o conhecimento dos problemas e conhecer as propostas da FENPROF para os superar.

O Secretariado Nacional da FENPROF
30/06/2010