Nacional

Solidariedade com Esmail Abdi

18 de setembro, 2017

Assine a petição internacional

Liberdade para Esmail Abadi

https://www.nasuwt.org.uk/iran 

Esmail Abdi, um dirigente da Associação Sindical dos Professores do Irão/Teerão, foi preso pelo exercício das suas funções sindicais e para impedir a sua participação no Congresso Mundial da Internacional da Educação (IE) que se realizou no Canadá. A FENPROF apoia a aprovação pelo Congresso da IE de uma Resolução de Emergência condenando a prisão do dirigente sindical.

Outubro de 2016 – Esmail foi condenado a seis anos de prisão com base em falsas alegações da acusação. Em 30 de Abril de 2017, Esmail iniciou uma greve de fome em protesto pela repressão sobre professores e activistas dos direitos humanos. Em Junho de 2017, Esmail Abdi foi libertado por sentença do tribunal, mas quer ele quer a sua família continuam a ser perseguidos e alvo de pressões. Um mês de pois Esmail Abdi foi novamente preso na sequência de outras acções de repressão sobre os sindicatos pelas forças governamentais iranianas.

Liberdade para os sindicalistas presos e para todos os que defendem  o direito à educação, direitos humanos, igualdade, democracia, justiça e paz.

A FENPROF associa-se, assim, à Internacional de Educação, Amnistia Internacional e ao labourstartcampaigns.net na condenação da repressão exercida sobre Esmail Abdi.

A FENPROF está com a comunidade internacional na campanha de exigência de fim da repressão sobre os sindicalistas pelo governo iraniano e de respeito por direitos humanos fundamentais e sindicais, bem como pela Liberdade.


Ficheiros