Nacional

FENPROF alerta para “o risco da desresponsabilização do Estado” na educação

16 de março, 2017

A FENPROF alertou ontem em Coimbra para “o risco da desresponsabilização do Estado” na educação. Mário Nogueira, Secretário Geral, e Francisco Almeida, membro do Secretariado Nacional, manifestaram as preocupações dos professores em intervenções a partir do auditório (a Federação não recebeu convite formal) na conferência realizada pelo Ministério da Educação sobre o “modelo de descentralização de competências na educação”.

A FENPROF sublinhou que a defesa da escola pública de qualidade exige mais autonomia, respeito pelo trabalho dos docentes e não municipalização e ingerência das Câmaras Municipais nas escolas. “Este processo não vai vingar. Os professores estão contra”, sublinhou Mário Nogueira criticando a pressa com que o Governo quer fechar esta matéria, que, aliás, ficou patente nas declarações dos governantes presentes, a começar pelo Ministro da Educação, que encerrou esta conferência.

O Secretário Geral da FENPROF, no final da sua intervenção lembrou àqueles que afirmam que há mais proximidade com as câmaras municipais do que com o Ministério da Educação de que ainda mais próximas estão as Escolas e os seus órgãos, reforçando a exigência de que deve ser para as escolas e para estruturas de administração local de ampla participação que devem ser reforçadas as competências e a autonomia. / JPO