Nacional

A precariedade (também) em foco na reunião da FENPROF com o MCTES

22 de fevereiro, 2017
  • A FENPROF reafirmou (20/02/2017) em reunião com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a necessidade de se proceder à integração na carreira de bolseiros pós-doc e de investigadores contratados a prazo, já com muitos anos de atividade.
     
  • Insistiu na necessidade de resolver os casos de precariedade de docentes do ensino superior que não foram abrangidos pelos regimes transitórios de revisão das carreiras docentes (leitores e professores convidados, no Universitário, e docentes excluídos da aplicação do D-L n.º 45/2016, no Politécnico).
  • Defendeu ainda a necessidade de criação de condições de apoio ao doutoramento, em especial para os docentes que têm um prazo para o obterem de modo a poderem ingressar na carreira.
     
  • A FENPROF sustentou ainda a necessidade de prevenir futuras situações de precariedade através de medidas que garantam a abertura de concursos para lugares de carreira.
     
  • O Ministro assegurou que o Governo não pretende criar uma carreira paralela na investigação e manifestou a intenção de encontrar forma de pôr fim à limitação que visa impedir a transição para um contrato por tempo indeterminado na categoria de professor adjunto.