Nacional
"A Convergência dos Ventos"

Nuno Júdice recebeu o Prémio Literário António Gedeão

15 de dezembro, 2016

O Espaço Galeria António Borges Coelho, na sede do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa/FENPROF, acolheu (15/12/2016) a sessão de entrega do Prémio Literário António Gedeão ao escritor Nuno Júdice. O Prémio, recorde-se, foi instituído pela Federação Nacional dos Professores e patrocinado pela SABSEG – Corretor de Seguros.

O Júri da edição de 2016 – poesia – composto por José Manuel Mendes, Paulo Sucena e Teresa Martins Marques (estes dois presentes na cerimónia), decidiu, por unanimidade, distinguir o livro A Convergência dos Ventos, de Nuno Júdice (Dom Quixote, 2015), premiando, assim, uma obra de poesia em português e de autor português, publicada integralmente e em 1ª edição no ano de 2015. 

O Secretário Geral da FENPROF dirigiu uma breve saudação ao autor premiado, ao Júri e à entidade que patrocina a iniciativa. Também presente Carlos Martins, em representação da SABSEG.

O Prémio António Gedeão, atribuído de dois em dois anos, alternando com o Prémio Urbano Tavares Rodrigues (que se destina a distinguir obras de ficção narrativa)  tem como finalidade distinguir obras literárias de poesia de professores no ativo ou aposentados, de qualquer grau de educação e de ensino, público ou privado, e também de docentes deslocados em outros serviços ou funções. 

O valor deste prémio, a cujo concurso não são admitidas obras póstumas, é de € 7.500.00 (sete mil e quinhentos euros).