Nacional
DESTAQUE

FENPROF propõe reunião de urgência, a realizar hoje, com Ministro da Educação

03 de novembro, 2016

Em causa estão o preocupante orçamento previsto para a educação em 2017 e o adiamento do processo de revisão dos concursos

O Secretariado Nacional da FENPROF encontra-se reunido hoje e amanhã e, neste primeiro dia, entre outros aspetos, não pôde deixar de prestar uma particular atenção às verbas para a Educação, previstas no Orçamento do Estado para 2017, bem como ao inesperado e não devidamente explicado adiamento, por dois meses, do processo negocial de revisão do regime de concursos.

Relativamente ao Orçamento do Estado para 2017, e sem entrar na discussão sobre se existe aumento ou decréscimo das verbas destinadas a esta área, o que releva da proposta é a sua insuficiência para fazer face e resolver alguns dos principais problemas que afetam o funcionamento das escolas e a vida dos seus profissionais; quanto ao adiamento do processo negocial de revisão do regime de concursos, a FENPROF considera-o inaceitável, desrespeitador de compromissos assumidos pelos responsáveis do Ministério da Educação e, eventualmente, refém de interesses que não são, decerto, os dos professores e educadores.

Assim, entendeu o Secretariado Nacional da FENPROF solicitar ao Ministro da Educação a realização de uma reunião com caráter de urgência. A FENPROF propôs ao Ministro Tiago Brandão Rodrigues que essa reunião extraordinária, à margem das que trimestralmente são agendadas, se realize hoje, 4 de novembro, pelas 16:30 horas. Para o efeito, a FENPROF deslocará ao Ministério da Educação uma delegação constituída pelo seu Secretário-Geral e pelos /as Presidentes dos Sindicatos de Professores que a integram.

Convidamos os Senhores/as Jornalistas a acompanharem esta deslocação da FENPROF ao Ministério da Educação onde serão prestadas declarações relativas às matérias em causa.

O Secretariado Nacional da FENPROF