Nacional
Violação de direitos humanos

FENPROF apresentou protesto junto da Embaixada da Turquia

21 de julho, 2016

Face aos recentes acontecimentos na Turquia, que agravam um problema, há muito denunciado internacionalmente, de violação dos direitos humanos na Turquia, a FENPROF decidiu tomar posição junto da Embaixada turca em Lisboa.

Naquele país, como têm testemunhado dirigentes sindicais do Egitim Sen, organização representativa dos professores turcos, a repressão, designadamente contra sindicalistas é uma prática quase quotidiana que não pode deixar de ser condenada. Já este ano, no seu Congresso, em que estiveram presentes dirigentes do Egitim Sen, a FENPROF reiterou a sua solidariedade para com aqueles sindicalistas.

A repressão parece agora ainda mais violenta e, entre milhares de prisões e de processos persecutórios, surge também a notícia do despedimento de mais de 15.000 funcionários do Ministério da Educação, o afastamento de 21.000 professores de escolas particulares e também o afastamento de mais de 1.500 dirigentes de escolas superiores. Perante isto, a FENPROF não poderia calar a sua indignação, nem deixar de manifestar a sua mais forte solidariedade para com os que são vítimas da postura antidemocrática do governo turco. Fê-lo enviando o texto em anexo à Embaixada da Turquia em Lisboa.

Anexa-se, ainda, posição aprovada e divulgada pelo Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE).

O Secretariado Nacional da FENPROF
21/07/2016