Nacional
ATUALIDADE

FENPROF condena ataques bombistas na Bélgica e manifesta solidariedade para com povo belga e famílias das vítimas

22 de março, 2016

A FENPROF condena veementemente os atentados na Bélgica e solidariza-se com o povo belga e também com as famílias enlutadas por mais este trágico acontecimento.

Como a FENPROF vem afirmando, esta escalada de guerra e intolerância que tem vindo a verificar-se, não conhece fronteiras e tende a agravar-se. Foi hoje na Bélgica, como antes em França, na Tunísia, no Mali, na Síria, nos Estados Unidos ou na Rússia, sendo criado um clima de medo que condiciona a vida das sociedades, podendo levar à adoção de medidas que, em nome da segurança, poderão pôr em causa liberdades individuais dos cidadãos ou acentuar fenómenos já hoje instalados de racismo e xenofobia. Por essa razão, entende  a FENPROF, só uma cultura de paz poderá travar este rumo negativo, cabendo à Escola um importante papel nessa missão.

A FENPROF, na qualidade de organização filiada na Internacional de Educação (IE), associar-se-á às iniciativas que, naquele âmbito, venham a ser desenvolvidas, revendo-se na posição já assumida e que conclui afirmando “Estes terríveis acontecimentos são também ataques contra os valores da democracia, da igualdade e da liberdade. Mas nenhum ataque poderá, verdadeiramente, abalar esse valores; pelo contrário, eles reforçarão a nossa determinação em defendê-los”.

Lisboa, 22 de março de 2016
O Secretariado Nacional