CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Acção Sindical

FENPROF REÚNE AMANHÃ COM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
23 jan 2018 / 11:15

A proposta que a FENPROF voltará a defender é que a recuperação se faça ao longo dos 5 anos, sendo recuperado, em média, 20% do tempo a considerar e, ao mesmo tempo, sendo garantido que até 31 de dezembro de 2019 todos os docentes terão progredido, pelo menos, uma vez.


Língua Gestual Portuguesa (LGP)
22 jan 2018 / 16:19

Após a reunião de negociação suplementar, que teve hoje lugar, entre a FENPROF e o Ministério da Educação, apenas um aspeto continua a dividir as partes em relação às condições em que os docentes de LGP serão posicionados na carreira: a contagem (ou não) do tempo de serviço anterior à profissionalização. Esta é questão que não é exclusiva deste processo negocial, uma vez que, também no âmbito do que decorre para reposicionamento dos docentes na carreira, o Ministério da Educação pretende eliminar o tempo de serviço anterior à profissionalização, prestado em funções docentes, para efeitos de carreira.


Negociação
19 jan 2018 / 16:27

As organizações Sindicais de Docentes, conforme tinham decidido na reunião de 17 de janeiro, enviaram uma Carta Aberta ao Primeiro-Ministro, António Costa. Nessa Carta, as organizações sindicais solicitam também «a realização de uma audiência para data tão breve quanto possível, pois é seu entendimento que dessa reunião poderá, eventualmente, resultar o desbloqueamento de alguns dos processos negociais em curso».

Leia aqui.


Língua Gestual Portuguesa
18 jan 2018 / 17:56

Tem lugar na próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro, pelas 10 horas, a reunião de negociação suplementar do projeto de diploma que visa criar o grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Estes professores, que sempre exerceram funções docentes, independentemente do seu vínculo e da natureza do seu contrato, vão provar isso no dia 22, antes e durante a realização da reunião de negociação suplementar. Irão concentrar-se junto ao Ministério da Educação e exibir documentos que confirmam que sempre exerceram funções docentes.


Balanço das negociações com o ME
17 jan 2018 / 20:38

Organizações sindicais vão solicitar audiência ao Primeiro-Ministro, em Carta Aberta a divulgar na próxima sexta-feira, e iniciar debate com os professores sobre recurso à greve, realização de concentrações, vigílias, manifestações e outras formas de luta.

 

Reunião das Organizações Sindicais de Docentes - veja o vídeo

Exigências das Organizações Sindicais de Docentes - veja o vídeo


Contra a subversão da carreira docente
15 jan 2018 / 17:15

Reunião a realizar em 17 de janeiro juntará, de novo, as organizações que, em novembro, subscreveram a Declaração de Compromisso

A proposta divulgada pelo Ministério da Educação, de reposicionamento dos docentes retidos no 1.º escalão durante o período de congelamento, mereceu o desacordo de todas as organizações sindicais de docentes. Trata-se de uma proposta destinada a provocar perdas ainda maiores de tempo de serviço, a acentuar desigualdades e que, se fosse o caminho para o reposicionamento, seria fortemente penalizadora.

Face à necessidade de alterar quadro tão negativo e de, prevenindo, impedir que este se repita quanto à recuperação de tempo de serviço, as organizações sindicais de docentes que, em novembro passado, subscreveram a Declaração de Compromisso, vão reunir-se no próximo dia 17 (quarta-feira), em Lisboa, a partir das 15 horas.


Contra a subversão da carreira docente
15 jan 2018 / 17:05

Reunião a realizar em 17 de janeiro juntará, de novo, as organizações que, em novembro, subscreveram a Declaração de Compromisso

A proposta divulgada pelo Ministério da Educação, de reposicionamento dos docentes retidos no 1.º escalão durante o período de congelamento, mereceu o desacordo de todas as organizações sindicais de docentes. Trata-se de uma proposta destinada a provocar perdas ainda maiores de tempo de serviço, a acentuar desigualdades e que, se fosse o caminho para o reposicionamento, seria fortemente penalizadora.

Face à necessidade de alterar quadro tão negativo e de, prevenindo, impedir que este se repita quanto à recuperação de tempo de serviço, as organizações sindicais de docentes que, em novembro passado, subscreveram a Declaração de Compromisso, vão reunir-se no próximo dia 17 (quarta-feira), em Lisboa, a partir das 15 horas.


Língua Gestual Portuguesa
12 jan 2018 / 11:13

A FENPROF requereu hoje a negociação suplementar do projeto de Decreto-lei, apresentado pelo governo, que visa criar o grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa (LGP), bem como as condições em que os professores poderão concorrer ao mesmo. Em causa estão aspetos em relação aos quais a FENPROF discorda, com destaque para a intenção do ME de apagar todo o tempo de serviço que estes docentes prestaram antes da profissionalização.

Consulte aqui:

Projeto do ME que esteve em negociação no dia 10 de janeiro;

Parecer entregue pela FENPROF na reunião.


Financiamento de Cursos Profissionais nas Escolas Públicas
11 jan 2018 / 11:55

Concurso para financiamento foi finalmente aberto e as candidaturas decorrem entre 12 de janeiro e 12 de fevereiro, mas só para este ano. 

Nas últimas semanas, a FENPROF e os seus sindicatos têm-se multiplicado em contactos, auscultação sobre a situação nas várias escolas públicas e recolha de opiniões das direções destas escolas sobre as medidas a tomar, tendo em conta a inexistência de financiamento das despesas elegíveis pelo POCH, relativas aos cursos profissionais das escolas públicas. É que, não sendo financiadas, por inexistência de concursos a esse financiamento, tais despesas estão a ser suportadas pelos orçamentos, já parcos, das respetivas escolas e, noutros casos, pelas famílias.


Reposicionamento na carreira docente
10 jan 2018 / 18:12

A FENPROF fez hoje saber no Ministério da Educação/Governo que considera o projeto de portaria sobre reposicionamento na carreira docente uma verdadeira provocação aos professores. Aliás, se juntarmos este projeto às normas impostas sobre progressão aos 5.º e 7.º escalões, bem como a alguns indícios sobre o que poderá ser a proposta de recuperação do tempo de serviço, pode-se afirmar que está em curso uma estratégia de destruição da estrutura da carreira docente, recorrendo o Ministério da Educação/Governo a interpretações abusivas dos quadros legais vigentes para tentar impor as suas posições.

Nesta reunião, a FENPROF apresentou um conjunto de princípios que procurou consensualizar com o Ministério da Educação/Governo. Mas isso não foi possível, pois as posições reiteradas por ME/Governo negam quase todos estes princípios.


Negociação sobre Reposicionamento na Carreira Docente
10 jan 2018 / 16:48

Na primeira reunião com o Ministério da Educação sobre um dos principais aspetos focados na Declaração de Compromisso assinada a 18 de novembro de 2017 entre o Governo e as Organizações Sindicais - o reposicionamento dos docentes retidos no 1º escalão desde 2011 -, a FENPROF reafirmou a sua discordância da proposta de Portaria apresentada pelo ME para discussão.

Veja aqui as declarações do Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira, no final da reunião.

Leia também a posição da FENPROF sobre os princípios que não poderão deixar de ser respeitados na portaria que regulamenta o reposicionamento destes docentes na carreira.


Reposicionamento na carreira docente
08 jan 2018 / 17:16

Dia 10 (quarta), a partir das 10 horas, FENPROF reafirmará no ME o seu completo desacordo com a proposta que recebeu. Depois do regime de progressão aos 5.º e 7.º escalões, desta proposta de reposicionamento e do que se ouve sobre a recuperação de tempo de serviço, a luta afirma-se, cada vez mais, como inevitável.


ENSINO PRIVADO
09 jan 2018 / 11:42

Para responder ao questionário, pode:

- Responder ao questionário online [clique aqui]

- Imprimir e preencher o questionário, entregando-o, posteriormente, no Sindicato da sua área sindical [clique aqui]

No próximo dia 6 de fevereiro, a FENPROF vai entregar a Petição “Por um Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) para os ensinos particular e cooperativo (EPC), ensino especializado e profissional que respeite a Lei de Bases e o Estatuto do EPC” à Presidência da Assembleia da República no próximo dia 6 de fevereiro. Saiba mais aqui.


REPOSICIONAMENTO: PROFESSORES DO 1.º ESCALÃO
04 jan 2018 / 18:35

FENPROF reúne no ME, sobre esta matéria, no dia 10 de janeiro

A FENPROF divulga o projeto de portaria relativo ao “reposicionamento dos professores retidos no 1.º escalão”, recebido em 3 de Janeiro, às 21.30 horas, que, numa primeira apreciação considera profundamente negativo, independentemente do parecer que será oportunamente emitido.


REUNIÃO NO ME
03 jan 2018 / 20:57

No final da reunião de negociação suplementar sobre a progressão aos 5.º e 7.º escalões e sobre concursos, o Secretário Geral da FENPROF lamenta que o MInistério da Educação não tenha encontrado qualquer disponibilidade para discutir e negociar as propostas da FENPROF. Para Mário Nogueira esta reunião não serviu para nada.

Veja aqui as declarações do Secretário-Geral da FENPROF


02 jan 2018 / 10:45

Reuniões a 3 na Assembleia da República e no Ministério da Educação, Concentração de Professores na tarde de 3 e reunião do Secretariado Nacional da FENPROF a 4 e 5, para definir estratégia negocial e de luta para os 2.º e 3.º períodos de 2017/2018


29 dez 2017 / 17:44

ME confirmou a homologação dos cursos promovidos pelos estabelecimentos públicos, mas o Governo excluiu-os do processo de candidatura a verbas comunitárias. A manter-se a situação, é a morte anunciada dos cursos profissionais nas escolas públicas. 

O problema foi apresentado à Comunicação Social na Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, uma das mais afetadas por esta situação. Veja aqui as declarações do Secretário-Geral da FENPROF, da responsável do SPRC pelo Ensino Profissional, Anabela Sotaia, e de dois professores do Ensino Profissional em escolas da região Centro.


Negociação
28 dez 2017 / 16:34

Face à inflexibilidade, até agora, apresentada pelo Ministério da Educação em relação a estes dois aspetos, a FENPROF decidiu, através do recurso à negociação suplementar, criar condições para a procura de convergência, no mínimo, em torno destas questões. A reunião deverá ter lugar em 3 ou 4 de janeiro.

À saída, o Secretário-Geral, Mário Nogueira, clarificou os motivos que levaram a FENPROF a solicitar a negociação suplementar. Veja o vídeo.


Ensino Profissional
28 dez 2017 / 10:19

As Escolas Públicas – professores, estudantes e famílias – sentem-se enganadas! O Governo diz apostar na valorização, mas a sua prática contraria o discurso.

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, AMANHÃ, DIA 29, PELAS 15:30 HORAS, EM COIMBRA (Escola Secundária Avelar Brotero)


FENPROF entregará pedido dia 28 de dezembro no Ministério da Educação
27 dez 2017 / 12:12

Ao longo do processo negocial realizado, desenvolvido em três rondas, o Ministério da Educação revelou-se completamente insensível aos argumentos apresentados pela FENPROF, mantendo uma postura de total inflexibilidade em torno das suas posições iniciais. Face à situação negocial criada, mas admitindo que a postura dos responsáveis do ME possa ser ainda alterada, a FENPROF decidiu avançar para o pedido de negociação suplementar, criando, desta forma, condições para que o processo negocial desenvolvido seja digno desse nome.


SOLIDARIEDADE
24 dez 2017 / 02:04

A nova semente de guerra, ódio e morte, aberta por Donald Trump, com o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, violando o Direito Internacional e as resoluções da ONU, tem já consequências terríveis: 10 palestinos mortos, mais de 3.500 pessoas feridas, centenas de detidos e um novo aumento de já elevada tensão em todo o Médio Oriente.

O Povo Palestino luta, com maior intensidade e mobilização, desde o início deste mês de dezembro, pela sua liberdade e pela sua independência face ao colonialismo sionista. A luta pela libertação de Ahed Tamimi será, agora, um símbolo maior pela liberdade de todo o Povo Palestino.


PROGRESSÃO
21 dez 2017 / 16:20

Ministério da Educação confirma, como afirmou a FENPROF, que o número de professores em condições de progredir não chega aos anunciados mais de 50.000. Em limite, serão abaixo de 38.500!

O número de professores que o governo calcula estarem em condições de progredir em 2018 é, afinal, 38.449 e não os 50.151 que constam no documento enviado pelo governo à comunicação social.


Negociação
20 dez 2017 / 16:19

A FENPROF reuniu hoje, 20 de dezembro, com o Ministério da Educação para mais uma ronda, que foi, simultaneamente, a última, do processo negocial relativo aos concursos e à progressão aos 5.º e 7.º escalões e a primeira destinada a criar o grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Previamente à agenda de trabalho, a FENPROF manifestou um veemente protesto pela forma como o Ministério da Educação decidiu divulgar, ontem, um documento que refere os alegados custos do descongelamento da carreira docente. Na reunião, a FENPROF considerou a divulgação de tal documento “um exercício da mais pura falta de seriedade política”, não só por não ser claro nos números que avança, como por avançar números que não são corretos.


19 dez 2017 / 18:11

Talvez para impressionar, ME/Governo divulgou, de forma pouco rigorosa, o alegado custo do descongelamento da carreira docente; impressionantes, contudo, são os mais de 8.000 Milhões de euros que foram subtraídos aos docentes ao longo dos últimos 7 anos!


Concursos, Progressão aos 5º e 7º escalões e Grupo de Recrutamento de LGP
19 dez 2017 / 15:17

Apesar de, na reunião do passado dia 30, ter dado por concluído o processo negocial relativo à progressão aos 5.º e 7.º escalões e aos concursos, o Ministério da Educação acrescentou mais uma reunião a essa negociação, integrando nela um novo tema, o da criação do grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa (LGP). 

Espera-se que na reunião de amanhã os representantes do Ministério da Educação se apresentem com a flexibilidade que, até agora, não demonstraram.


▶ 
Recomposição da carreira docente
▶ 
Negociação
▶ 
Contra a Municipalização da Educação
▶ 
Pela Valorização da Profissão!
▶ 
DEBATE E DECISÃO
▶ 
▶ 
PLENÁRIOS DE PROFESSORES EM TODO O PAÍS
▶ 
▶ 
Negociação
▶ 
Reunião Conselho Nacional da FENPROF
▶ 
OE 2018
▶ 
“Pela Valorização da Educação e dos seus Profissionais; 2017/18: Tempo de resolver problemas!”
▶ 
Abaixo-Assinado entregue no ME, dia 15, pelas 9h30
▶ 
▶ 
HORÁRIOS DE TRABALHO
▶ 
Negociação FENPROF/ME
▶ 
MÁRIO NOGUEIRA RESPONDE
▶ 
▶ 
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
18 de Novembro, Manifestação Nacional CGTP-IN, Lisboa, Marquês de Pombal, 15.00 horas
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Greve 15 de novembro 2017
▶ 
▶ 
▶ 
Greve e concentração de professores - 15 de novembro
▶ 
Hoje, 14 de novembro, às 15h30
▶ 
15 DE NOVEMBRO DE 2017: DIA NACIONAL DE LUTA DOS PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
GREVE ÀS ATIVIDADES COM ALUNOS NA COMPONENTE NÃO LETIVA
▶ 
CONTRA O APAGÃO!
▶ 
Concursos e vinculação
▶ 
Greve
▶ 
GREVE ÀS ATIVIDADES LETIVAS INSCRITAS NA COMPONENTE NÃO LETIVA
▶ 
Greve CNLE
▶ 
DIA NACIONAL DE LUTA
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, 3/11, 11 HORAS
▶ 
▶ 
▶ 
SEGUIRAM EM MANIFESTAÇÃO DA CNEF PARA O ME
▶ 
Concentração de docentes do Ensino Particular e Cooperativo (Regular, Ensino Profissional e Ensino Artístico Especializado)
▶ 
FENPROF LANÇA REPTO A TODOS OS PROFESSORES E A TODAS AS ORGANIZAÇÕES SINDICAIS PARA QUE 15 DE NOVEMBRO SEJA UM DIA NACIONAL DE LUTA DE TODOS OS DOCENTES
▶ 
Greve 27 de outubro
▶ 
GREVE 27 OUTUBRO
▶ 
Dirigentes da FENPROF e professores do ensino privado concentraram-se junto ao Colégio dos Carvalhos
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Contrato Coletivo de Trabalho IPSS
▶ 
Concurso de vinculação extraordinária
▶ 
CARREIRA DOCENTE
▶ 
▶ 
OE 2018
▶ 
Descongelamento carreira docente
▶ 
Luto Nacional
▶ 
OE 2018
▶ 
OE 2018
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
CGTP-IN
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
DESCONGELAMENTO DAS CARREIRAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
▶ 
Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
Plenário Nacional de Professores e Educadores
▶ 
LISBOA, 4. OUTUBRO. 2017
▶ 
PRÉMIO LITERÁRIO URBANO TAVARES RODRIGUES
▶ 
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
A luta é mesmo o caminho
▶ 
Educação Especial
▶ 
Dia Mundial dos Professores - 5 de outubro
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Educação Pré-escolar
▶ 
4 DE OUTUBRO, 14:30 HORAS, EM LISBOA (AUDITÓRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA, NA CIDADE UNIVERSITÁRIA)
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Regularização dos vínculos precários NO SECTOR PÚBLICO
▶ 
Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
COLOCAÇÕES DE PROFESSORES
▶ 
ÚLTIMA HORA
▶ 
▶ 
Abertura do ano letivo e calendarização de processos negociais
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
PROBLEMAS NA COLOCAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
Colocação de Professores no âmbito da mobilidade interna
▶ 
Secretariado Nacional
▶ 
Mário Nogueira na RTP
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Colocação de professores e educadores
▶ 
CCT IPSS
▶ 
DECLARAÇÃO DA FENPROF
▶ 
Concursos
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Concurso de colocação de professores
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Renovação de contratos de técnicos especializados
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
OE 2018
▶ 
▶ 
AEC
▶ 
CONSULTA PÚBLICA
▶ 
ÚLTIMA HORA!
▶ 
PREVPAP - Vagas em falta
▶ 
Ensino Profissional
▶ 
Orçamento do Estado 2018
▶ 
Opinião
▶ 
Opinião
▶ 
Educação Inclusiva - Revisão DL 3/2008
▶ 
Concurso de Professores
▶ 
Balanço do ano letivo 2016/17 e perspetivas para o que se se aproxima
▶ 
Exclusões dos concursos de professores
▶ 
Detetadas irregularidades na exclusão de professores dos concursos
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
INFORMAÇÃO AOS PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
Editorial Mário Nogueira - Jornal da FENPROF
▶ 
2/3 CEB
▶ 
Horários 1.º CEB
▶ 
Entrevista ao Jornal da FENPROF
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo - 2/3 CEB
▶ 
Tempo de brincar é tempo de brincar
▶ 
OAL
▶ 
Serviços Mínimos
▶ 
Serviços mínimos
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Regime transitório de vinculação dos docentes do Ensino Superior Politécnico (DL n.º 45/2016)
▶ 
Calendário Escolar 2017/18
▶ 
COMBATE À PRECARIEDADE
▶ 
Greve Nacional dos Professores
▶ 
Greve Nacional
▶ 
Greve Nacional
▶ 
Negociação ME - Greve 21 de junho
▶ 
Negociações ME - 20 de junho
▶ 
PRESIDENTE DO JURI NACIONAL DE EXAMES
▶ 
Última Hora
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Declaração aos jornalistas
▶ 
SOBRE SERVIÇOS MÍNIMOS
▶ 
Negociação Compromisso com os Professores
▶ 
SERVIÇOS MÍNIMOS
▶ 
ÚLTIMA HORA
▶ 
Serviços Mínimos Greve 21 de junho
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
INFORMAÇÃO AOS PROFESSORES
▶ 
Greve 21 de junho - Declaração aos jornalistas
▶ 
Entrevista Mário Nogueira – SIC Notícias
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Vinculação de professores
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Petição “ Língua Gestual Portuguesa: não adiem a justa criação do grupo de recrutamento”
▶ 
Reuniões ME e DGAEP
▶ 
O aumento da contestação sindical
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Ensino Artístico Especializado
▶ 
Greve Nacional de Professores - 21 de Junho
▶ 
Negociação
▶ 
3 DE JUNHO - MANIFESTAÇÃO CGTP-IN (LISBOA)
▶ 
Greve a 21 de junho
▶ 
Educação Especial
▶ 
DECLARAÇÃO
▶ 
EDUCAÇÃO ESPECIAL
▶ 
Ministério vai ter de explicar
▶ 
PRECARIEDADE
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
7ª Conferência Nacional da CIMH/CGTP-IN
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
GREVE FUNÇÃO PÚBLICA
▶ 
Regime da Permuta
▶ 
VINCULAÇÃO
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
12º Congresso do Sindicato dos professores da madeira
▶ 
Regime Especial de Aposentação
▶ 
REGIME DE PERMUTAS
▶ 
12.º Congresso dos Professores da Madeira
▶ 
Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN
▶ 
DESCONGELAMENTO DE CARREIRAS
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
REGIME DA PERMUTA
▶ 
APOSENTAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
17 DE MAIO
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Diretiva 1999/70/CE sobre contratação a termo
▶ 
DIÁLOGO SOCIAL
▶ 
AGENDA
▶ 
PRECARIEDADE
▶ 
SN DA FENPROF no ME
▶ 
LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
▶ 
UM MÊS DEPOIS DA REUNIÃO COM O MINISTRO
▶ 
SECRETARIADO NACIONAL DA FENPROF REÚNE EM 4 E 5 DE MAIO
▶ 
1º de Maio 2017
▶ 
CORDÃO HUMANO DE 18 DE ABRIL
▶ 
FENPROF reúne com deputado do Parlamento Europeu, Miguel Viegas
▶ 
1.º Ciclo
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Incumprimento da Diretiva 1999/70/CE
▶ 
Compromisso com os professores
▶ 
Esta terça-feira,18 de abril, pela valorização da profissão
▶ 
ENTREVISTA AO SECRETÁRIO GERAL DA FENPROF
▶ 
transportando uma faixa de 550 metros
▶ 
CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
CONCURSOS
▶ 
▶ 
Reunião no Ministério da Educação confirma
▶ 
▶ 
▶ 
Reunião esta quarta-feira, no ME, às 10h00
▶ 
CGTP-IN:
▶ 
SECRETARIADO NACIONAL EM REUNIÃO A 30 E 31 DE MARÇO
▶ 
O TEMPO É HOJE!
▶ 
▶ 
Conselho Nacional aprova resolução
▶ 
Ensino Artístico especializado: contra a precariedade, concentração junto ao ME
▶ 
PRIORIDADES REIVINDICATIVAS, AÇÕES E LUTA DOS PROFESSORES
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
FENPROF divulga, em conferência de imprensa, conclusões de inquérito NACIONAL
▶ 
DESTAQUE
▶ 
CONCURSOS
▶ 
Aplicação do artigo 103.º do ECD (faltas por doença)
▶ 
▶ 
Emprego Científico
▶ 
Reuniões em escolas de todo o país
▶ 
Regime de concursos de professores e à vinculação extraordinária de docentes contratados
▶ 
AINDA A REVISÃO DO REGIME JURÍDICO DE CONCURSOS DE DOCENTES
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
Esta quinta-feira, dia 9, a partir das 10h00
▶ 
DECLARAÇÃO DE APOIO
▶ 
DIPLOMA DE CONCURSOS APROVADO PELO CONSELHO DE MINISTROS
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
"Mais Democracia para as Escolas"
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
regime jurídico de concursos
▶ 
Audiência na COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA (18/01/2017)
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
PROFESSORES DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA (LGP)
▶ 
Ensino Artístico e Técnicas Especiais
▶ 
REVISÃO DO REGIME JURÍDICO DOS CONCURSOS: REUNIÃO NO ME (13/01/2017)
▶ 
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
▶ 
Última hora
▶ 
resolução aprovada no Plenário de Sindicatos da CGTP-IN
▶ 
Quinta-feira, 12 de janeiro
▶ 
Em foco os projetos do ME e as alternativas da FENPROF sobre a revisão do regime jurídico e concursos
▶ 
REVISÃO DO REGIME JURÍDICO DE CONCURSOS
▶ 
▶ 
COM PROPOSTAS PARA UMA ESCOLA E UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVAS
▶ 
Revisão do Regime Legal de Concursos
▶ 
VINCULAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
Conferência de imprensa da Federação em Coimbra
▶ 
ME ainda não enviou proposta sobre “vinculação extraordinária”
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Em representação das Escolas/Agrupamentos de todo o país
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
REVISÃO DO REGIME LEGAL DE CONCURSOS
▶ 
CONCURSOS
▶ 
APOSENTAÇÃO – HORÁRIOS DE TRABALHO – VINCULAÇÃO – CARREIRAS – GESTÃO
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
MOÇÃO
▶ 
Em concentração junto ao ME
▶ 
Educação Especial
▶ 
Respeito pelas Carreiras
▶ 
▶ 
Orçamento do Estado 2017
▶ 
OE 2017
▶ 
▶ 
FENPROF convoca concentração em frente ao ME:
▶ 
Manifestação nacional com milhares de participantes
▶ 
Corte de 281 milhões na despesa com pessoal é inaceitável e irrealista
▶ 
O QUE TEM DE SE GARANTIR EM 2017?
▶ 
▶ 
“Respeitar os docentes, melhorar as suas condições de trabalho e valorizar o seu estatuto de carreira”
▶ 
As Fundações de regime privado não são solução!
▶ 
▶ 
ME (Av. 5 de Out), 23 nov (quarta-feira), 16H00
▶ 
▶ 
▶ 
12 perguntas ao Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
Concursos e questões orçamentais
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
Horários e Salários
▶ 
21 de outubro (sexta-feira)
▶ 
▶ 
"O Professor Hoje e os Desafios de Amanhã"
▶ 
Conferência de imprensa após reunião do Conselho Nacional
▶ 
DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES
▶ 
DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, HOJE, EM LISBOA
▶ 
Na semana em que se assinala o Dia Mundial dos Professores
▶ 
Comemorações do Dia Mundial do Professor
▶ 
EM FOCO A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A ABERTURA DO ANO LETIVO
▶ 
SUBSCREVE
▶ 
PROSSEGUIR COM A REPOSIÇÃO DE RENDIMENTOS E DIREITOS
▶ 
QUESTÕES URGENTES EM AGENDA
▶ 
▶ 
AINDA AS COLOCAÇÕES DE PROFESSORES
▶ 
Contratação de Professores
▶ 
REUNião EM 1 E 2 DE SETEMBRO
▶ 
EM FOCO
▶ 
Decreto Regulamentar sobre atribuição de subsídio de Educação Especial
▶ 
EXTORSÃO A ESTAGIÁRIOS DO IEFP
▶ 
Dossiê entregue ao ministro da Educação
▶ 
CATÁSTROFE EM ITÁLIA
▶ 
10 propostas da FENPROF para o próximo Orçamento do Estado
▶ 
Reunião com equipa do Ministério da Educação
▶ 
EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E PELA DEVIDA UTILIZAÇÃO DOS DINHEIROS PÚBLICOS
▶ 
“Mobilidade por doença” e “Organização do ano letivo 2016/17”
▶ 
Às 15h30
▶ 
Última hora
▶ 
AVANÇAR PELA MUDANÇA DEFENDER, REPOR E CONQUISTAR DIREITOS!
▶ 
Por unanimidade
▶ 
EM FOCO
▶ 
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA no Seminário de Vilar
▶ 
EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, nesta terça-feira
▶ 
Professores e educadores na manifestação do passado dia 31 de março
▶ 
Na Fialho de Almeida, às 16H30
▶ 
▶ 
DESTAQUE
▶ 
▶ 
▶ 
FENPROF analisa Orçamento do Estado 2016 e situação concreta do 1º CEB
▶ 
Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN:
▶ 
ESCLARECIMENTO
▶ 
▶ 
Plenário de Sindicatos da CGTP-IN
▶ 
Reportagem: conferência de imprensa (15/01/2016)
▶ 
▶ 
Reuniões com grupos parlamentares (22/12/2016)
▶ 
FENPROF REUNIU COM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (16/12/2015)
▶ 
POSICIONAMENTO NA CARREIRA
▶ 
Primeira reunião com a FENPROF
▶ 
EM FOCO
▶ 
DESTAQUE
▶ 
ENTRE 5 E 7 DE NOVEMBRO
▶ 
Apelo do Secretário Geral da FENPROF
▶ 
Intervenção de Mário Nogueira no Plenário Nacional de Sindicatos:
▶ 
▶ 
Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN
▶ 
▶ 
Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN
▶ 
5 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES
▶ 
CRÉDITO HORÁRIO ATRIBUÍDO A ESCOLAS
▶ 
▶ 
A PROPÓSITO DOS EXAMES DO SECUNDÁRIO
▶ 
Conselho Nacional muito crítico no balanço da legislatura e do ano letivo
▶ 
▶ 
▶ 
CONCENTRAÇÃO CGTP-IN
▶ 
Concentração de sindicatos da Frente Comum junto à A.R.
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Moção aprovada
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Conferência de imprensa da Plataforma Sindical (5/06/2015):
▶ 
▶ 
ENCONTRO/DEBATE promovido pela Frente Comum
▶ 
Plataforma Sindical em conferência de imprensa
▶ 
“Com a Força dos Trabalhadores, Lutar por Emprego, Salários e Direitos. Romper com a política de direita!”
▶ 
1º DE MAIO 2015
▶ 
CONTRA A MOBILIDADE ESPECIAL
▶ 
PACC
▶ 
ninguém está dispensado de lutar por um futuro melhor
▶ 
▶ 
▶ 
COIMBRA
▶ 
CICLO DE CONFERÊNCIAS FENPROF 2015
▶ 
CICLO DE CONFERÊNCIAS FENPROF 2015 ARRANCOU NO SUL
▶ 
Encontro-debate esta quinta-feira, dia 9, Hotel Altis, em Lisboa
▶ 
DESTAQUE
▶ 
PROSSEGUE A LUTA CONTRA A PACC
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Greve nacional da Administração Pública
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
"Requalificação"/mobilidade especial:
▶ 
▶ 
PREOCUPAÇÕES CONVERGENTES NA REUNIÃO REALIZADA COM BE
▶ 
Para todo o mês de março
▶ 
Delegação da FENPROF na "5 de Outubro" (20/02/2015)
▶ 
▶ 
▶ 
Mário Nogueira no Congresso do SPGL:
▶ 
7 de março: manifestações em todo o país
▶ 
PETIÇÃO CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO
▶ 
Não há qualquer razão que justifique a aplicação do regime de mobilidade especial aos docentes
▶ 
A luta dos professores contra a PACC continua!
▶ 
▶ 
Conselho Nacional da FENPROF analisou ação do Governo e política educativa
▶ 
FENPROF em conferência de imprensa
▶ 
Resolução aprovada no Plenário de Sindicatos da CGTP-IN (8/01/15)
▶ 
▶ 
Destaque
▶ 
No início do 2.º período
▶ 
Para contestar municipalização da Educação
▶ 
▶ 
Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN
▶ 
17 de dezembro
▶ 
GOVERNO PRETENDIA IMPEDIR OS DOCENTES DE LUTAR CONTRA A PACC
▶ 
SITUAÇÃO NO ISS,IP
▶ 
▶ 
PARA DEBATER A “PACC” ENTRE OUTROS IMPORTANTES ASSUNTOS
▶ 
FENPROF no MEC
▶ 
▶ 
por uma política de esquerda e soberana
▶ 
Por uma política de esquerda e soberana
▶ 
"Educação: um Direito Humano"
▶ 
PELO EMPREGO, SALÁRIOS E PENSÕES, DIREITOS E SERVIÇOS PÚBLICOS
▶ 
13 de novembro
▶ 
13 de novembro
▶ 
▶ 
Secretariado Nacional da FENPROF alerta
▶ 
▶ 
Administração Pública
▶ 
13 de novembro
▶ 
Reunião da Plataforma Sindical Docente com responsáveis da DGAE
▶ 
23 de outubro: Plataforma Sindical no MEC
▶ 
Limitação do pagamento da compensação por caducidade dos contratos
▶ 
Questionário lançado pela Plataforma Sindical
▶ 
▶ 
▶ 
Resolução do Conselho Nacional
▶ 
5 de Outubro
▶ 
Em causa o processo das BCE e a exclusão de candidatos aos concursos por via da PACC
▶ 
Na "5 de Ouubro"
▶ 
▶ 
ESTA QUARTA (DIA 17)
▶ 
Plataforma de Sindicatos de Professores em conferência de imprensa (15/09/2014)
▶ 
11 de setembro
▶ 
2/09/2014
▶ 
▶ 
Cálculo dos retroactivos devem reportar a julho de 2010
▶ 
1 de setembro, FENPROF em centros de emprego
▶ 
em foco
▶ 
Dia 1 de Setembro
▶ 
25 de julho, Lisboa
▶ 
Conferência de imprensa conjunta: Sindicatos desmontam manipulação ministerial
▶ 
FENPROF em Conferência de Imprensa
▶ 
Esta terça-feira, 22 de julho
▶ 
Através do Diretor da DGEsT
▶ 
▶ 
nas escolas onde se prevê a realização da PACC
▶ 
▶ 
FENPROF na A.R.
▶ 
▶ 
Conselho Nacional da FENPROF aprova conjunto de ações
▶ 
Manifestação em Lisboa
▶ 
Encontro Nacional "Pelo direito a ser Professor" aprova moção e "caderno reivindicativo"
▶ 
16 de julho, Lisboa
▶ 
ESTA SEGUNDA-FEIRA (30 DE JUNHO), 16h30
▶ 
Mário Nogueira no Plenário Nacional de Sindicatos
▶ 
Lisboa, 21 de junho
▶ 
Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN
▶ 
▶ 
Plataforma Sindical no Ministério
▶ 
Grande manifestação no Porto: um mar de gente entre o Marquês e a Praça da Liberdade
▶ 
É preciso estar atento, informado, unido e mobilizado!
▶ 
Um Governo que não olha a meios para atacar os trabalhadores
▶ 
Depois do Porto (14/06), forte mobilização para a manifestação de Lisboa (sábado, 21)
▶ 
Conferência de imprensa (6/06/2014)
▶ 
5 e 6 de junho
▶ 
CGTP-IN:
▶ 
É mais do que tempo de acabar com o abuso e com a discriminação
▶ 
Distrito de Viseu
▶ 
Petição “Professores tomam posição em defesa de uma Educação Pública de Qualidade”
▶ 
▶ 
Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN (15/04/2014)
▶ 
Ofício ao Provedor de Justiça
▶ 
Concursos
▶ 
FACE AO PREOCUPANTE PANORAMA DA EDUCAÇÃO
▶ 
8 de abril
▶ 
▶ 
▶ 
Negociação Suplementar do regime de concursos (7/04/2014)
▶ 
NEGOCIAÇÃO SUPLEMENTAR
▶ 
Conselho Nacional
▶ 
DESTAQUE
▶ 
28 de março, Dia Nacional da Juventude
▶ 
REVISÃO DO DIPLOMA DE CONCURSOS:
▶ 
Concursos: delegação da FENPROF no MEC
▶ 
▶ 
Esta semana tem a agenda sindical muito preenchida, com a FENPROF a intervir em múltiplas frentes
▶ 
Órgãos de direção da Federação reúnem em 13, 14 de março (Secretariado Nacional) e 15 de março (Conselho Nacional)
▶ 
Agendadas duas novas reuniões
▶ 
CARTA ENTREGUE NO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL
▶ 
▶ 
Reunião no Palácio das Laranjeiras (5/03/2014)
▶ 
Atingido máximo histórico
▶ 
▶ 
Professores nas Marchas da CGTP-IN, em defesa da escola pública e das funções sociais do Estado
▶ 
▶ 
▶ 
currículos escolares, atividades de enriquecimento curricular e educação inclusiva(26/02/2014)
▶ 
27 FEVEREIRO, LISBOA E PORTO: MARCHA PELO EMPREGO, SALÁRIOS, SAÚDE, EDUCAÇÃO E PROTEÇÃO SOCIAL
▶ 
Marchas em em defsa das funções sociais do Estado, em Lisboa e Porto
▶ 
▶ 
Crato não esteve disponível para ouvir os professores
▶ 
É necessário um esclarecimento rigoroso
▶ 
Petição
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
CGTP-IN em conferência de imprensa
▶ 
▶ 
SECRETARIADO DA FENPROF ESTEVE REUNIDO EM LISBOA
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Indevidamente
▶ 
▶ 
PACC
▶ 
▶ 
Novo momento alto do protesto e da indignação na semana de 8 a 15 de março
▶ 
Troika e Governo Passos/Portas:
▶ 
Concursos
▶ 
Em foco
▶ 
Destaque
▶ 
É preciso abrir um processo negocial para a revisão da legislação dos concursos
▶ 
ASPL, FENPROF, SEPLEU, SIPE, SIPPEB e SPLIU estiveram no Parlamento (14/01/2014)
▶ 
PARA APRESENTAR PROPOSTAS A INTEGRAR NA LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS
▶ 
AINDA COM A “PACC” NA AGENDA
▶ 
▶ 
Nota de imprensa do Secretariado Nacional da FENPROF (10/01/2014)
▶ 
manifestações e concentrações em todos os distritos do continente e nas regiões autónomas
▶ 
Face à pilhagem que está a ser feita também aos docentes aposentados
▶ 
ALTERAR O RUMO DAS POLÍTICAS E DEMITIR O GOVERNO SERÁ CONDIÇÃO PARA CONTINUAR A ACREDITAR NO FUTURO
▶ 
▶ 
Ensino artístico especializado
▶ 
LUTA CONTRA A PACC PROSSEGUE COM RAZÕES ACRESCIDAS
▶ 
Vigília em Belém
▶ 
▶ 
▶ 
PACC ferida de morte
▶ 
▶ 
95 por cento de adesão à greve
▶ 
▶ 
PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES: última hora
▶ 
desorientação dos responsáveis do MEC tornam-se ainda mais evidentes
▶ 
▶ 
Recusar a humilhação
▶ 
RECUSAR A HUMILHAÇÃO
▶ 
▶ 
▶ 
PACC
▶ 
▶ 
Queixa da FENPROF junto da PGR
▶ 
apesar das tentativas do MEC para fazer crer o contrário
▶ 
Concurso Investigador FCT
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Serviço relacionado com a "prova"
▶ 
A luta contnua
▶ 
Mais uma machadada no ensino e na investigação
▶ 
Já a partir do próximo ano letivo
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES
▶ 
Em Coimbra professores "queimaram" OE 2014
▶ 
Federações e Sindicatos de Professores reuniram-se para coordenarem ações e luta contra a "prova de acesso" à profissão
▶ 
▶ 
Petição pela revogação da prova de acesso à profissão docente
▶ 
Mário Nogueira na sessão de encerramento da 1ª Conferência Nacional de Professores Aposentados:
▶ 
▶ 
Ação reivindicativa imediata
▶ 
FENPROF em conferência de imprensa (15/11/2013)
▶ 
Centenas de escolas encerradas ou sem aulas, milhares de professores, educadores e investigadores em greve
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Docentes e investigadores
▶ 
▶ 
▶ 
Proposta de Orçamento do Estado para 2014
▶ 
8 de novembro
▶ 
Professores estarão presentes!
▶ 
Vídeos
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Carta Aberta
▶ 
Um novo espaço de informação
▶ 
6 perguntas ao SG da FENPROF no dia em que se conheceu o OE 2014
▶ 
Largas dezenas de milhar de pessoas nas marchas realizadas pela CGTP-IN em Lisboa e no Porto
▶ 
Crianças e jovens com NEE
▶ 
Marchas nas pontes: nota de imprensa de 12 de outubro
▶ 
▶ 
Petição contra a prova de acesso à profissão docente
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
FENPROF recebida no MEC
▶ 
Esta sexta-feira, 4/10/2013, às 11h00
▶ 
19 de outubro
▶ 
Sessão do Dia Mundial do Professor, em Lisboa
▶ 
FENPROF remeteu ao PR
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
ENQUANTO AGUARDA REVOGAÇÃO DO HORÁRIO DE 40 HORAS
▶ 
"Demissão!”, “Demissão!”
▶ 
Administração Pública
▶ 
Vídeo
▶ 
▶ 
Personalidades das artes, da cultura, da ciência e da política em defesa da Escola Pública
▶ 
ABAIXO-ASSINADO
▶ 
Resolução do CN da CGTP-IN (4/09/2013)
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
AÇÃO DA FENPROF JUNTO A CENTROS DE EMPREGO EM TODO O PAÍS
▶ 
▶ 
Negociação suplementar
▶ 
Números oficiais confirmam o que a FENPROF sempre afirmou:
▶ 
ATRAVÉS DA MOBILIDADE ESPECIAL
▶ 
É PRECISO JUNTAR VONTADES E UNIR FORÇAS PARA A DEFENDER!
▶ 
destaque
▶ 
1º ciclo do ensino básico
▶ 
NO SENTIDO DO CUMPRIMENTO DOS COMPROMISSOS negociais assumidos por governo e maioria
▶ 
MEC CRIA MILHARES DE "HORÁRIOS-ZERO"
▶ 
▶ 
FENPROF: OS PROFESSORES IRÃO RESPONDER COM A LUTA A UM GOVERNO E A UMA MAIORIA SEM PALAVRA E SEM ÉTICA POLÍTICA E NEGOCIAL
▶ 
violação da lei de negociação coletiva,
▶ 
Prova de avaliação de competências e conhecimentos e Regime jurídico da formação contínua de docentes
▶ 
A resposta sindical em foco
▶ 
Conferência de imprensa esta quinta-feira, às 11h30
▶ 
Um concurso que foi uma farsa, um MEC que é autêntica agência de desemprego
▶ 
18 e 19 de julho
▶ 
destaque
▶ 
PROFESSORES, MOTORES DA LUTA E DAS SUAS CONQUISTAS!
▶ 
Basta de Exploração e Empobrecimento
▶ 
Nota do Secretariado Nacional da FENPROF (26/06/2013)
▶ 
última hora: NOTA INFORMATIVA - conclusão do processo negocial com o MEC
▶ 
"É preciso estar atento a tentativas de criar ilusões"
▶ 
Iniciativa conjunta da FENPROF e do SNESup
▶ 
ESCLARECIMENTO
▶ 
Professores, educadores, formadores e investigadores com todos os trabalhadores
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Professores firmes na luta
▶ 
▶ 
Sindicatos fazem balanço
▶ 
▶ 
Decidir sobre o prosseguimento da Luta
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Manifestação gigantesca em Lisboa
▶ 
Organizações sindicais reuniram em Lisboa (13/06/2013)
▶ 
▶ 
Como não há serviços mínimos ao serviço de exames, nem pode haver requisição civil,
▶ 
DECISÃO DO COLÉGIO ARBITRAL DÁ RAZÃO AOS PROFESSORES:
▶ 
Governo e MEC estão obrigados a ter em conta as exigências dos professores
▶ 
DESTAQUE
▶ 
Aumento do horário de trabalho para as 40 horas e introdução das novas regras sobre mobilidade especial
▶ 
No dia em que o MEC tem a oportunidade de abandonar propostas gravíssimas para os professores
▶ 
Hoje, em Almada, às 17h30
▶ 
DECISÕES DOS TRIBUNAIS CONFIRMAM:
▶ 
A propósito de declarações de Passos Coelho e Paulo Portas sobre a luta dos professores
▶ 
BASTA DE EXPLORAÇÃO E EMPOBRECIMENTO! GOVERNO RUA!
▶ 
6ª Conferência Nacional da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, da CGTP-IN
▶ 
Convergência de posições
▶ 
Secretariado Nacional da FENPROF em conferência de imprensa (31/05/2013)
▶ 
31 de maio
▶ 
Objetivo: DEBATER OS GRAVES PROBLEMAS QUE AFETAM O FUTURO DA EDUCAÇÃO
▶ 
17 de junho
▶ 
Solidariedade Internacional
▶ 
17 de junho
▶ 
Iniciativa da Frente Comum
▶ 
Programas diversificados na passagem da caravana pelas Beiras
▶ 
PRÉ-AVISOS DE GREVE ENTREGUES a 24 DE MAIO
▶ 
Dia 30 de Maio: é hora de dizer "Basta!"
▶ 
Manifestação nacional a 15 de junho
▶ 
DEFENDER A CONSTITUIÇÃO! RESPEITAR A VONTADE DO POVO!
▶ 
▶ 
Intervenção do SG da CGTP-IN na Alameda, em Lisboa
▶ 
Concursos de Professores/Abril 2013
▶ 
Hoje
▶ 
▶ 
Iniciativa nacional da CGTP terminou em Lisboa
▶ 
mais de 300 reuniões já realizadas em todo o país
▶ 
22/04/2013
▶ 
▶ 
Ação de mobilização arrancou (9/04) com centenas de reuniões e plenários em todo o país
▶ 
▶ 
DESTAQUE
▶ 
ENTREVISTA AO SECRETÁRIO-GERAL DA FENPROF
▶ 
FENPROF reafirma:
▶ 
Palácio das Laranjeiras, esta segunda-feira, 11h00
▶ 
18 a 22 de fevereiro
▶ 
▶ 
▶ 
Educação em foco
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA CONJUNTA, esta terça-feira, às 11h00, em Lisboa
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
22/01/2013. Conferência de Imprensa da FENPROF. Coimbra. Sede do SPRC.
▶ 
Conferência de imprensa em Coimbra
▶ 
Entrevista ao SG da FENPROF
▶ 
Conferência de Imprensa no final do Secretariado Nacional de 14 e 15 de junho
▶ 
Escolaridade obrigatória
▶ 
Esclarecimento
▶ 
Despacho sobre a organização do ano letivo
▶ 
▶ 
▶ 
Manifestação nacional de jovens trabalhadores em Lisboa: sábado, 31 de março
▶ 
Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN
▶ 
▶ 
Comunicado do SN da FENPROF
▶ 
▶ 
▶ 
FENPROF apresentou
▶ 
Mário Nogueira no plenário da Frente Comum (2/03/2012)
▶ 
29 Fevereiro 2012
▶ 
▶ 
Apelo da Inter/Jovem (CGTP-IN)
▶ 
Por Portugal, vamos todos fazer a Greve Geral!
▶ 
Agenda
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
outro rumo é possível
▶ 
Contestação à imposição de medidas que o capital financeiro internacional e o neoliberalismo europeu querem impor aos trabalhadores
▶ 
Greve às horas extraordinárias
▶ 
▶ 
25 e 26 de Março
▶ 
Professores e educadores na manifestação nacional convocada pela CGTP-IN
▶ 
Iniciativa da Frente Comum junto ao Ministério das Finanças
▶ 
FENPROF entregou
▶ 
É preciso mostrar indignação!
▶ 
Direcção da ABIC
▶ 
Agenda FENPROF para 24 de Novembro
▶ 
Direito à Greve está consagrado na Constituição da República (Artigo 57.º)
▶ 
Manifestação Nacional - 19 de Maio
▶ 
Mensagens de Espanha e do Brasil
▶ 
Dados divulgados pela FENPROF às 12h30
▶ 
http://www.spzs.pt/
▶ 
http://www.spra.pt/
▶ 
http://www.spm-ram.org/
▶ 
declaração conjunta
▶ 
Secretariado Nacional reunido em Lisboa
▶ 
▶ 
MANIFESTAÇÃO NACIONAL da Administração Pública junta 100 000 em Lisboa
▶ 
semana de debate e mobilização dos professores
▶ 
Participação dos Professores na manifestação
▶ 
12 de Outubro,15.00 horas, Assembleia da República
▶ 
Conclusões da reunião do Secretariado Nacional
▶ 
SECRETARIADO NACIONAL DA FENPROF REÚNE em lisboa nos dias 7 E 8 DE OUTUBRO
▶ 
1 de Outubro de 2010
▶ 
▶ 
Jornada europeia de acção e luta
▶ 
Administração Pública
▶ 
9 de outubro, lisboa
▶ 
▶ 
▶ 
Manifestação nacional da Administração Pública
▶ 
8 de Julho, dia nacional de protesto e luta dos trabalhadores portugueses
▶ 
Manifestação nacional da Administração Pública com largos milhares de participantes
▶ 
8 de Julho
▶ 
SN da FENPROF avalia actual Governo
▶ 
Intervenção de Mário Nogueira no encerramento do Encontro Nacional "Democracia para a Escola"
▶ 
15 de Junho
▶ 
29 de Maio
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
29 de Setembro de 2010
▶ 
▶ 
▶ 
29 de Maio, onda de protesto em Lisboa: um "mar de gente" desceu a Avenida
▶ 
Avaliação
▶ 
▶ 
onda nacional de protesto em Lisboa
▶ 
▶ 
Resolução do Plenário de Sindicatos da CGTP-IN (15/05/2010)
▶ 
▶ 
Frente Comum
▶ 
Entrevista a Mário Nogueira
▶ 
Conferência de imprensa na quarta-feira, dia 28, às 11h00, em Lisboa
▶ 
▶ 
29 de Março
▶ 
Outros que paguem a crise e a má política!
▶ 
A luta pelas vagas no Concurso começa agora!
▶ 
Conferência de imprensa esta terça-feira à porta da EB 2.3 Rainha Santa Isabel, em Coimbra, às 10h00
▶ 
Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da FENPROF (20 de Março, Lisboa)
▶ 
26 de Março, Pç. do Município, Lisboa, 15h00
▶ 
Mário Nogueira
▶ 
▶ 
▶ 
Educação Pré-Escolar
▶ 
Greve da Administração Pública
▶ 
▶ 
Exigem negociação séria e justa na Administração Pública
▶ 
▶ 
4 de Março
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Manifestação Nacional
▶ 
▶ 
Professores e Administração Pública
▶ 
5 Fevereiro 2010
▶ 
Os Professores têm razões para continuar a lutar!
▶ 
▶ 
Moção aprovada por unanimidade e aclamação pelos docentes do Agrupamento de Escolas Alice Gouveia, Coimbra
▶ 
"Ministra escuta: os professores estão em luta" foi uma das palavras de ordem ouvidas nesta quente tarde de sábado. "O futuro constrói-se com os professores!", destaca a moção aprovada em Lisboa, a enviar ao Presidente da República e a outras entidades
▶ 
▶ 
▶ 
Ecos na comunicação social
▶ 
▶ 
Apresentado pela FENPROF em conferência de imprensa realizada em Lisboa (foto)
▶ 
FENPROF reafirma desacordo absoluto com prova de ingresso e manifesta grande apreensão com futuro da formação contínua
▶ 
Um breve comentário de Abel Macedo na apresentação do Livro Negro das Políticas Educativas do XVII Governo Constitucional
▶ 
10 000 postais contra o actual modelo de gestão
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Perguntas sobre Educação, colocadas aos partidos políticos com grupo parlamentar, para divulgação pública, pela FENPROF, através de publicação própria
▶ 
FENPROF inicia reuniões com partidos políticos para apresentar "Livro Negro das Políticas Educativas do XVII Governo Constitucional"
▶ 
Delegação da FENPROF recebida na residência oficial do Primeiro Ministro
▶ 
10 Eixos estratégicos para mudar as políticas
▶ 
FENPROF dinamizou, nas capitais de distrito e noutras cidades, acção pública de sensibilização das populações contra a precariedade e a instabilidade de emprego entre os docentes. Delegação entrega documento na 5 de Outubro
▶ 
Conselho Nacional da FENPROF
▶ 
Frente Comum aprova Proposta Reivindicativa Comum para 2010
▶ 
Região Centro
▶ 
A luta vale sempre a pena
▶ 
Federação lança Abaixo-Assinado
▶ 
Nota de imprensa da Plataforma Sindical (1/06/2009)
▶ 
18 de Junho, 11.00 horas, São Bento
▶ 
Nota do SN da FENPROF de 8/06/2009
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Tomada de posição aprovada pelos professores da Escola Secundária D. Maria (Coimbra) no dia do protesto nacional de 26 de Maio
▶ 
Sexta-feira, dia 29 de Maio
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
3 de Maio de 2009
▶ 
Por outra política educativa que dignifique e valorize os docentes e a Escola Pública
▶ 
Nota de imprensa da FENPROF de 18/05/2009
▶ 
Passagens da entrevista concedida pelo Secretário Geral da FENPROF e porta-voz da Plataforma Sindical
▶ 
Maio de acção e luta: manif. nacional a 30 (do Marquês para os Restauradores). Dia 26 as aulas só começam às 10h30. No dia 20, professores entregam abaixo-assinado
▶ 
▶ 
Declaração apresentada em conferência de imprensa (4 de Maio, Lisboa)
▶ 
▶ 
▶ 
Mensagem da FENPROF a todos os educadores e professores portugueses
▶ 
▶ 
15 de Abril (quarta-feira), 17 horas, sede do Sindicato dos Professores do Norte (SPN), Porto, Rua D. Manuel II, 51 C, 2º
▶ 
Plataforma Sindical aprova Semana de Consulta Geral aos Professores na semana de 20 a 24 de Abril
▶ 
Resolução do Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP-IN (1/04/2009, Lisboa)
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Deficientes condições de trabalho atingem especialmente as professoras e têm reflexos profundos na sua vida profissional e pessoal
▶ 
▶ 
Representantes das organizações sindicais recebidos por todos os Grupos Parlamentares
▶ 
No período de 26 de Fevereiro a 27 de Março
▶ 
13 DE MARÇO - 14:30 H - LISBOA
▶ 
Conclusões da reunião de 27 de Fevereiro
▶ 
▶ 
"Não vale tudo para um Governo, mesmo com maioria absoluta" (Mário Nogueira em diálogo com os jornalistas à porta do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, no Parque das Nações, 27/02/2009)
▶ 
▶ 
Revisão da Estrutura da Carreira Docente começa esta quarta-feira, dia 11, em Lisboa
▶ 
Supremo Tribunal Administrativo confirma que substituições deveriam ter sido pagas como serviço extraordinário (nota de Imprensa da FENPROF de 9/02/2009)
▶ 
Após reunião do seu Secretariado Nacional, a FENPROF apresentou um primeiro balanço da luta dos professores e as perspectivas para a luta no final deste 2º período (6/02/2009)
▶ 
▶ 
O encontro com a comunicação social decorrerá na sede da Federação, na Fialho de Almeida, em Lisboa, a partir das 17h30, no final da reunião do Secretariado Nacional
▶ 
Nota do Secretariado Nacional da FENPROF de 30/01/2009
▶ 
Nove dúvidas, nove respostas
▶ 
Nota do SN da FENPROF de 30/01/2009
▶ 
Entrevista: nove perguntas ao secretário-geral da FENPROF (25/01/2009)
▶ 
Curioso é o facto de não terem sido considerados para cálculo da taxa de adesão os docentes das escolas que encerraram...
▶ 
▶ 
▶ 
Nota de imprensa da Plataforma Sindical dos Professores divulgada ao fim da tarde
▶ 
Delegação da Plataforma Sindical entregou no ME Abaixo-Assinado com mais de 70 000 assinaturas
▶ 
▶ 
Greve de 19 de Janeiro 09
▶ 
▶ 
Nota da Plataforma Sindical de Professores de 14/01/2009
▶ 
▶ 
Esta foi uma excelente jornada de reflexão e de luta dos professores e educadores portugueses, seguindo-se, agora, um dia de extraordinária importância neste percurso de luta dos docentes portugueses: a Greve Nacional do próximo dia 19 de Janeiro
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Às ameaças e chantagens do ME os professores responderão com a sua determinação e a sua luta. FENPROF reafirma a importância de uma grande Greve no próximo dia 19. Declarações de Mário Nogueira na conferência de imprensa de 6/01/2009
▶ 
Nota à comunicação social após a reunião entre a Plataforma Sindical e o ME, dia 5 de Janeiro de 2009
▶ 
Nota do Secretariado Nacional da FENPROF à comunicação social (3/01/2009)
▶ 
Exigindo a suspensão da avaliação e a revisão positiva do ECD, eliminando a divisão da carreira docente nas categorias de "professor" e "professor titular".
▶ 
Docentes vão continuar a defender a sua profissão e a Escola Pública, garante o Conselho Nacional da FENPROF. No decreto com a versão simplificada da avaliação "não há recuo do Governo", sublinhou Mário Nogueira em conferência de imprensa
▶ 
Com a simplificação do processo de avaliação estatuída pelo Decreto Regulamentar aprovado (17/12/08) em Conselho de Ministros nada muda! (nota do Secretariado Nacional da FENPROF desmonta ponto por ponto diploma do Governo)
▶ 
Entrevista a Mário Nogueira: "A par de toda a luta dos professores, pode também ser desenvolvida uma forte acção jurídica contra este modelo, não sendo de excluir o recurso a providências cautelares já a partir de Janeiro"
▶ 
Nota da Plataforma Sindical dos Professores de 12/12/2008
▶ 
▶ 
Nota do Secretariado Nacional da FENPROF, 10/12/2008
▶ 
▶ 
Na reunião do passado dia 11, "o ME não aceitou um único dos ítens" da proposta apresentada pelos Sindicatos
▶ 
Plataforma Sindical suspendeu greves regionais da próxima semana
▶ 
▶ 
E o Ministério da Educação? Aceita suspender a avaliação e rever o ECD e o regime de horário de trabalho?
▶ 
Balanço de uma greve histórica em conferência de imprensa da Plataforma Sindical, realizada ao fim do dia, em Lisboa
▶ 
4 e 5 de Dezembro, com início às 10 horas do dia 4 (esta quinta-feira)
▶ 
▶ 
Mais de 90 por cento dos professores estiveram em greve, naquela que é já considerada a afirmação de luta mais poderosa na história da classe docente em Portugal!
▶ 
Quinta-feira, 4 de Dezembro, 15h00, em S. Bento
▶ 
Professores lutam pela dignificação da sua profissão e em defesa da escola pública!
▶ 
13 perguntas e 13 respostas para desfazer equívocos
▶ 
Portalegre, Évora, Beja e Faro encerraram protesto descentralizado, no quarto dia de concentrações. Agora, é a mobilização para a greve nacional de 3 de Dezembro
▶ 
▶ 
ME deve suspender actual modelo de avaliação! Greve de dia 3 será momento importantíssimo da luta de todos os professores! (Nota de imprensa de 30/11/2008)
▶ 
Mário Nogueira em declarações aos jornalistas, esta sexta-feira, às 14h00, à porta do ME, na Av. 5 de Outubro, em Lisboa
▶ 
Terceiro dia de concentrações
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Comunicado de imprensa da FENPROF de 21/11/2008