Nacional
Só a SUSPENSÃO garante exigências dos professores e das escolas

SIMPLEX na avaliação não muda o modelo

21 de novembro, 2008

Simplificação sobre simplificação, o Governo assume a inexequibilidade, ineficácia e fracasso do modelo de avaliação do desempenho.

O anúncio feito (20/11/08) pelo Conselho de Ministros Extraordinário, reconhecendo dificuldades existentes com a aplicação do DR 2/2008, não deixa, no entanto, como tem sido usual, de acusar as escolas, os seus órgãos de gestão e os professores em geral de não terem sabido interpretar a essência da legislação em vigor.

Não sendo verdade (1) que se trata de outro modelo, (2) que foram abolidos alguns dos seus aspectos mais negativos [ ministra anunciou horas depois que se tratava apenas de um adiamento] (3) e que vá ao encontro das críticas que lhe são dirigidas pela quase totalidade dos professores e educadores, este SIMPLEX visa apenas devolver algum fôlego a uma área da governação já totalmente descredibilizada.

A FENPROF considera, e reafirmará hoje, perante a Ministra da Educação, que só a SUSPENSÃO DESTE MODELO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO permitirá o clima indispensável para a sua substituição, efectivamente negociada, por outro que contribua para a valorização do desempenho dos docentes, porque essa é a vontade dos professores.

O Secretariado Nacional da FENPROF


Ficheiros