Nacional
Para o prémio principal e, também, para as quatro categorias de Menções Vergonhosas

Prémio Pirata da Educação 2006: júri reuniu e já há candidatos(as)

01 de abril, 2007

O Júri do Prémio "Pirata da Educação 2006" reuniu hoje em Coimbra e já decidiu das nomeações para o prémio principal e, também, para as quatro categorias de Menções Vergonhosas.

Recorda-se que o Júri, constituído a convite da Direcção do SPRC, integra os/as seguintes docentes: Arminda Pedrosa (docente na Universidade de Coimbra), Carlos Madeira (aposentado, exerceu funções na EB 23. Eugénio de Castro, em Coimbra), Filomena Pires (professora na Escola Secundária de Viriato, em Viseu), Henrique Silva (professor de Educação Especial em Almeida, Guarda), Joaquim Melo (educador de infância desempregado), Isabel Passos (professora na EB 2.3 de Aradas, em Aveiro), Lígia Paula (educadora de infância no J.I. de Meirinhas, em Pombal) e Salomé Correia (professora na EB1 de Santa Rita, na Lousã).

E o Júri foi soberano! Depois de várias horas de debate e discussão, as nomeações (por ordem alfabética) são:

PRÉMIO "PIRATA DA EDUCAÇÃO" (Figura mais sinistra para a Educação em 2006): José Sócrates (Primeiro-Ministro); Maria de Lurdes Rodrigues (Ministra da Educação); Teixeira dos Santos (Ministro das Finanças).

MENÇÃO VERGONHOSA "O MACHADO DOURADO" (Relativa ao abate de escolas): José Manuel Silva (ex- Director Regional de Educação do Centro; Teixeira dos Santos (Ministro das Finanças); Valter Lemos (Secretário de Estado da Educação).

MENÇÃO VERGONHOSA "SANTA IGNORÂNCIA" (Relativa a prestações públicas, sistemáticas, de ignorância sobre Educação): António Apolinário (Director de Serviços de Recursos Humanos da DREC); Fátima Campos Ferreira ("Pivot" do programa "Prós e Contras"); Jorge Pedreira (Secretário de Estado Adjunto e da Educação).

MENÇÃO VERGONHOSA "LÍNGUA DE SERPENTE" (Relativa a ofensas e injúrias proferidas sobre os professores e educadores): António Ramos André (ex-Adjunto da Ministra da Educação); Miguel Sousa Tavares (Comentador político); Valter Lemos (Secretário de Estado da Educação).

MENÇÃO VERGONHOSA "NEM AO DIABO LEMBRAVA" (Relativa à medida mais disparatada tomada no âmbito da Educação): Actividades de enriquecimento curricular (Medida da responsabilidade conjunta Maria de Lurdes Rodrigues - Valter Lemos); Aulas de substituição (Medida da responsabilidade conjunta Maria de Lurdes Rodrigues - Valter Lemos); Prémio "Melhor Professor" (anunciado em primeira mão por José Sócrates, em Faro).

A partir da próxima segunda-feira, dia 26 de Fevereiro, e até dia 11 de Abril, os professores e educadores da região centro irão votar em impresso próprio que será amplamente divulgado na região centro. Paralelamente haverá, ainda, a possibilidade de votar na página electrónica do SPRC. O resultado final será estabelecido tendo em conta as duas formas de votação.

A Direcção do SPRC


Justificação para a criação do Prémio

Na Educação tem valido de tudo um pouco sem que se assumam responsabilidades e se conheçam os responsáveis políticos. Daí que a Educação esteja como está: muito mal.

Recordam-se episódios recentes:

- A tremenda confusão nas colocações de docentes, que fez atrasar o início de um ano lectivo e, mais recentemente, o desaparecimento de 1.500 vagas num concurso público para ingresso e transferência nos quadros;

- O encerramento de escolas deixando alunos, que passam todo o dia deslocados de suas casas , sem condições de acolhimento;

- As sucessivas sentenças de Tribunal que obrigam o ME a repetir exames do Ensino Secundário, depois da Ministra ter recusado, na Assembleia da República, essa repetição;

- O lançamento desastrado das designadas Actividades de Enriquecimento Curricular, sem regras, que estão a provocar situações de profunda desigualdade entre escolas, alunos e docentes;

- A eliminação das colocações cíclicas e a transferência para as escolas, duplicando o tempo necessário para a colocação de um professor substituto;

- O corte de professores nos apoios educativos, que deixou milhares de alunos sem apoio que, agora, procura compensar-se com o recurso a docentes sem qualquer formação específica;

- (.)

Quem assumiu a responsabilidade por estes verdadeiros actos de pirataria que desvalorizam a Escola Pública, retiram qualidade e credibilidade ao ensino público e degradam as condições de trabalho nas escolas?! Ninguém! É também por essa razão que a Educação em Portugal continua na cauda da Europa.

É necessário que se apurem as responsabilidades e penalizem os responsáveis políticos. É necessária uma cultura de avaliação, não só sobre os profissionais - permanentemente sujeitos à crítica e acusação por parte dos responsáveis do ME - mas sobre os responsáveis que chegam, fazem mal e partem como se nada fosse com eles.

Os professores, melhor do que ninguém, sabem quem eles são, por isso, o SPRC vai apelar-lhes a que se envolvam na escolha de quem merece receber o Prémio Pirata da Educação 2006, bem como as 4 Menções Vergonhosas que serão atribuídas.

Objectivo: Conhecer quem é que, na opinião dos educadores e professores da região centro, foi a figura Sinistra da Educação, no ano 2006.

Entidade Organizadora: Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC).

Mecanismo do Concurso:

1)  Será constituído um júri de oito docentes de diferentes sectores de ensino/educação, diferentes situações profissionais e de diferentes distritos da região centro;

2) Esse júri fará uma pré-selecção de 3 nomeados por categoria em concurso, que poderão corresponder a figuras políticas nacionais ou regionais, preferencialmente com responsabilidades na área da Educação. Poderão ser, ainda seleccionadas outras pessoas, tais como comentadores políticos;

3) Durante os meses de Fevereiro, Março e Abril a lista de pré-seleccionados será amplamente divulgada junto dos docentes da região centro, sendo pedida que cada um vote no nome que considere o justo vencedor da respectiva categoria;

4) No dia 6 de Junho de 2007, na Noite do Professor (iniciativa de convívio que o SPRC promove há 20 anos), serão divulgados os premiados.

5) O SPRC convidará os premiados para participarem na Noite do Professor e, aí, receberem os Prémios. Em caso de impossibilidade, poder-se-ão fazer representar por familiar que não se envergonhe de assumir a relação.

6)De qualquer forma, o SPRC garante o envio dos prémios aos que, com eles, forem justamente distinguidos.

Constituição do Júri de Pré-Selecção

Educador de Infância; Professor do 1º Ciclo; Professor do 2º Ciclo; Professor do Ensino Secundário; Professor da Educação Especial; Professor do Ensino Superior; Docente Desempregado; Docente Aposentado (será garantida a representação dos seis distritos da região centro).

O Prémio Pirata da Educação 2006 distinguirá quem for considerada, pelos educadores e professores da região centro, a figura mais Sinistra da Educação em 2006, de cuja acção e intervenção pública tenham resultado maiores prejuízos para os profissionais docentes e para a qualidade do ensino e que mais tenha contribuído para a desvalorização da Escola Pública.

Ao mesmo tempo que é apurado o/a vencedor(a) deste Prémio de Sinistralidade, serão apurados(as), também os vencedores de 4 Menções Vergonhosas, que correspondem a prémios de sinistralidade complementar, distribuídas pelas seguintes categorias:

A. Categoria "Santa Ignorância": por manifestações públicas, sistemáticas, de ignorância sobre os problemas da Educação.

B. Categoria "O Machado Doirado": aprovação de medidas ou manifestações de apoio relativas ao abate de escolas.

C. Categoria "Nem ao Diabo Lembrava": pela proposta ou medida mais disparatada.

D. Categoria "Língua de Serpente": pela prática continuada de ofensas e injúrias contra os profissionais docentes.


Prémios, propriamente ditos
:

Prémio Pirata - Um Pirata, pp dito.

Menção Vergonhosa A - Uma Espada de Madeira Carunchosa

Menção Vergonhosa B - Uma Perna de Pau Carcomida

Menção Vergonhosa C - Um Gancho (prótese da mão) de Latão

Menção Vergonhosa D - Um Papagaio das Antilhas Sem Penas


Coimbra, 6 de Fevereiro de 2007
A Comissão Executiva