Nacional
"Não é um Estatuto assumido pela classe docente, mas imposto à classe docente" (Paulo Sucena)

Governo, orgulhosamente só, aprova ECD desestabilizador

19 de janeiro, 2007

No dia em que o Conselho de Ministros aprovou o Estatuto da Carreira Docente imposto pelo Ministério da Educação, a Plataforma Sindical Docente realizou em Lisboa uma conferência de imprensa em que foi realçado o total isolamento do ME, "mais interessado em poupar dinheiro à custa dos professores e da qualidade do ensino do que em resolver os problemas concretos da Escola Pública".

Como sublinhou Paulo Sucena, este Estatuto de Carreira  vai "gerar a mais grave crise política" da esfera da Educação em Portugal. "Não é um Estatuto da Carreira Docente assumido pela classe docente, mas um Estatuto imposto à classe docente", observou o porta-voz da Plataforma Sindical no encontro com os profissionais da comunicação social, ao fim da tarde de 23 de Novembro.

Entretanto, para Lurdes Rodrigues, o ECD do Governo não sai prejudicado pelo facto de ter a oposição de todas as organizações sindicais de docentes...  Em conferência de imprensa realizada na Presidência do Conselho de Ministros, a ministra voltou a tentar semear a confusão e a divisão entre os docentes, afirmando que "os professores, muitos professores, ao contrário dos sindicatos, percebem o valor deste Estatuto para a diferenciação e a valorização da actividade dos bons professores".

A Ministra apresentou ainda o caso dos concursos como "exemplo" de uma decisão ministerial que "correu bem", mesmo sem ter o apoio dos sindicatos. É caso para perguntar: ultrapassagens, ilegalidades, injustiças e desaparecimento de vagas são exemplos do que corre "bem" para os responsáveis do Ministério da Educação?

A titular do Ministério da 5 de Outubro foi ao ponto de dizer que as alterações introduzidas por este ECD do ME foram conseguidas com "grande equilíbrio e moderação", garantindo ainda que "se estivessemos a escrever um Estatuto sem história ele seria mais exigente e iria mais longe ainda; atendendo a que é um Estatuto que se escreve sobre outro e sobre aquilo que são as expectativas dos professores integrados numa carreira, ele é um Estatuto que procura respeitar essas expectativas". Sem comentários...