CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Avaliação do Desempenho

Esclarecimento
15 jun 2012 / 11:27

Muitos professores contratados estão a ser confrontados, no âmbito da sua avaliação do desempenho, com a exigência de realizarem formação contínua creditada, sendo inexplicável a pressão que sobre eles está a cair. Nesse sentido, a FENPROF pediu esclarecimentos ao MEC e a resposta vai ao encontro do que a FENPROF sempre defendeu.


projecto de avaliação de desempenho docente

PROJECTO DO MEC SOBRE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
13 ago 2011 / 14:11

Documento do MEC

Sem prejuízo de uma discussão aprofundada sobre o projecto ministerial de novo modelo de avaliação e da elaboração de um parecer a entregar no dia 23 de Agosto, no MEC, no âmbito da reunião negocial convocada para as 10 horas desse dia, a FENPROF não pode deixar de tecer, desde já, alguns comentários...Por exemplo: a sujeição do regime proposto às regras gerais do SIADAP (Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública) impede este projecto de se libertar de diversos procedimentos do modelo actual, limitando-se a alterar algumas das suas designações. Exemplos: as quotas surgem como percentis a ter em conta na atribuição de Excelente ou Muito Bom e os objectivos individuais passam a chamar-se Projecto do docente, ainda que mantendo o carácter facultativo já actualmente existente


Avaliação de Desempenho Docente em destaque
23 ago 2011 / 11:11

A FENPROF entregou esta terça-feira, 23 de Agosto, no Ministério da Educação e Ciência, um documento contendo a sua primeira reação face ao projeto de diploma legal apresentado pelo MEC para estabelecer um novo regime de avaliação.Neste documento, a FENPROF questiona o Ministério da Educação sobre diversos aspetos do seu projeto. É um projeto que, para a FENPROF, não rompe com o atual modelo de avaliação, apenas aprova um novo regime que, em alguns aspetos não parece exequível. Contudo, o texto apresentado pelo Ministério deixa inúmeras dúvidas que, antes de qualquer parecer ou contraproposta carecem de esclarecimento. É isso que a FENPROF pretende saber, urgentemente, para, na reunião que se realizará na próxima semana, a discussão a ter lugar já se desenvolva com todos os elementos em cima da mesa.
Do ponto de vista de político, a FENPROF fez saber ao MEC que: 1. Não está disponível, neste momento, para qualquer revisão do ECD, exceto nos aspetos que, eventualmente, venham a resultar das alterações a introduzir no regime de avaliação; 2. Um eventual acordo a propósito da avaliação de desempenho docente deverá ser de caráter geral e incluir matérias sobre: Estabilidade profissional e de emprego, Proteção na doença e Carreira docente, nomeadamente o desbloqueamento das progressões na carreira.


DESTAQUE
23 ago 2011 / 18:20

FENPROF aguarda respostas às dúvidas que colocou

A FENPROF tentou (23/08) conhecer melhor as ideias do MEC para um novo regime de avaliação do desempenho, mas tal não aconteceu. Alegando tratar-se de uma proposta aberta, que deveria ser preenchida a partir das propostas sindicais, o Ministério da Educação e Ciência acabou por não responder a muitas questões que lhe foram colocadas e que seriam essenciais para que se conhecesse melhor o seu projeto e, sobre ele, fosse possível formular uma opinião fundamentada e apresentar contrapropostas.Entretanto, e a propósito de outras matérias – emprego, vinculação, horários-zero e resolução de problemas de carreira que se arrastam há algum tempo – a FENPROF reúne, de novo, no MEC (na Avenida 5 de Outubro), esta quarta-feira, dia 24 de agosto, pelas 11 horas.


▶ 
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Tomada de posição do Secretariado Nacional da FENPROF (3/04/2008)
▶ 
FENPROF exige ao ME a resolução urgente do problema
▶ 
▶ 
Plataforma Sindical suspendeu greves regionais da próxima semana
▶ 
▶ 
Nove dúvidas, nove respostas
▶ 
Optam pela via do diálogo, mas não temem nem deixam cair a luta! (nota de imprensa da Plataforma Sindical de 6/12/2008)
▶ 
Solução transitória de Avaliação para 2008/2009 e abertura de processo negocial de revisão do ECD (documento entregue à Ministra no dia 11 de Dezembro, em Lisboa)
▶ 
Conclusões da reunião de 27 de Fevereiro
▶ 
Delegação da Plataforma Sindical entregou no ME Abaixo-Assinado com mais de 70 000 assinaturas
▶ 
23 de Maio, auditório da Junta de Freguesia
▶ 
Comunicado do SN da FENPROF de 21/10/2005
▶ 
Parecer da FENPROF (14/01/2005)
▶ 
Os rankings servem para induzir uma lógica de mercado na educação mas não servem para avaliar as escolas
▶ 
FENPROF alerta para nova mistificação
▶ 
FENPROF comenta proposta de lei
Acção Sindical
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo