Iniciativas
Diário da Liberdade, Painel, BD e Exposição

FENPROF apresentou materiais para distribuição nacional nos 40 anos de Abril

15 de abril, 2014

No âmbito das comemorações do 40.º aniversário da Revolução de Abril, quer no plano nacional, quer no plano regional, através dos seus Sindicatos, a FENPROF está envolvida nas ações programadas por numerosas comissões em todo o continente e regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Participando nos diversos programas existentes, a FENPROF tem, no entanto, iniciativas próprias dirigidas às escolas, aos seus alunos e professores, mas também às comunidades educativas locais: 
Diário da Liberdade, Painel - da Fundação ao 25 de Abril de 1974 Banda Desenhada - a História do 1º de Maio e Exposição (em parceria com a URAP) - Da opressão fascista às conquistas de Abril. 

Estes materiais foram divulgados à comunicação social numa conferência de imprensa que decorreu na passada quinta-feira, de manhã, na Sala 17 de Abril, do Departamento de Matemática da FCTUC.

Mário Nogueira deixou vários alertas e realçou o significado das comemorações dos 40 anos da Revolução de Abril. Também presentes na Mesa desta conferência de imprensa os dirigentes António Avelãs (SPGL), Manuela Mendonça (SPN), Anabela Sotaia e Luis Lobo (SPRC) e Manuel Nobre (SPZS).

Materiais para distribuição pelas comunidades educativas, obviamente com públicos diversos consoante a sua utilização em contexto educativo:

DIÁRIO DA LIBERDADE

O Diário da Liberdade é uma simulação, uma ficção contextualizada na situação politica, social, cultural, educativa e económica do país de 2014, como se abril se fizesse neste ano. Ao mesmo tempo, com a colaboração do Centro de Documentação 25 de Abril, publica primeiras páginas de entre 25 de Abril e 2 de Maio de 1974. Inclui, ainda, um destacável com um conjunto de cartoons de João Abel Manta, impedidos de publicação pela censura fascista em 1969;

descarregar este material (pdf, 5,71 MB)

PAINEL – DA FUNDAÇÃO, AO 25 DE ABRIL DE 1974

Trata-se da reedição de um grande painel a cores, com 1,00mX0,70m, com quadros e textos da História de Portugal desde a sua fundação até ao 25 de Abril de 1974. Constitui um importante recurso pedagógico, o qual, agora, a FENPROF volta a disponibilizar e que se encontrará em distribuição para todas as escolas portuguesas.

descarregar este material (pdf, 37 MB)

BANDA DESENHADA – A HISTÓRIA DO 1.º DE MAIO

Num quadro de grande conflitualidade laboral e social, num contexto de ataque às bases fundamentais da Democracia e da Constituição da República, perante a inevitabilidade da luta e do movimento reivindicativo dos trabalhadores, a FENPROF volta a disponibilizar para todos os alunos e professores uma banda desenhada, editada há mais 25 anos, em parceria com a revista “O Professor”.

Num contexto de grande ataque à escola pública, universal, democrática e inclusiva e às funções sociais do Estado, para mais conhecendo-se as intenções do atual governo de introduzir mudanças de regime que afetarão profundamente o edifício social do pais, a FENPROF agradece, desde já, a atenção que venha a ser dada pelos diversos órgãos de comunicação social a esta iniciativa.

descarregar este material (pdf, 8 MB)

EXPOSIÇÃO EM PARCERIA COM URAP
(União dos Resistentes Antifascistas Portugueses)
Da opressão fascista às conquistas de Abril

Esta exposição faz uma viagem pelo que foi o regime imposto pela ditadura fascista de Salazar e Caetano. O ataque às liberdades civis, o colonialismo, a opressão sobre os trabalhadores, a perseguição política, o obscurantismo e a prisão, entre outros aspectos, para afirmar as liberdades fundamentais e os direitos consagrados com a Abril. É uma exposição disponível para circular durante 2014 pelas escolas portuguesas.